Sunday, January 31, 2010

The Wizard of OZ



Fui há pouco ver O Feiticeiro de Oz com os meus netos e filha. Adorei. Voltei aos meus seis anos, quando me ofereceram um Livro monumental, de capa grossa, com os desenhos reais do livro americano, folhas grandes , letra enorme e a história dum sonho que nos traz a mensagem de que a Amizade nos leva a reconhecer as nossas capacidades, aquelas que nós temos escondidas e que julgamos não existirem. Um espantalho que pensa não ter um cérebro, um lenhador de lata, que não sente bater um coração ,um leão medroso, que foge dos perigos e se encolhe. li o livro umas seis vezes, vi o filme umas tres e conheço tudo de cor e salteado.





A produção do Filipe La Feria e não nos deixa ficar mal perante as produções da Broadway, embora com menos meios, música semi-gravada e vozes por vezes um pouco gritadas. Mas o ritmo é excelente, tem muito humor, as personagens são credíveis e fazem entusiasmar a plateia e balcão.Sai-se de lá mais juvenil e com vontade de cantar e dançar. O teatro Rivoli estava cheio. Fui depois lanchar com os meus netos à Alicantina, local bem conhecido deles, visto que é ao pé do Colégio onde andam. Por fim ainda fomos apanhar pinhas ao Jardim Botanico. Deu tempo para tudo...as tardes já estão mais longas

O TOURO...












Música - AMOR - 1

Gosto muito de canções que exprimem o Amor, seja ele platónico, apaixonado, efémero, erótico, mera lembrança ou uma eternidade. Colecciono várias canções que são para mim de culto e que adoraria ouvir com alguém de quem gostasse a sério. Ouvi-as muitas vezes com os filhos e um amigo em especial que me ensinou sobre musica alternativa tudo o que sei hoje....e é bastante. Aqui vai uma das que gosto mais: Nick Cave, cantor australiano e o seu Into my arms. Aqui só em acústico, mas muito belo. A letra é um maravilhoso poema de amor espiritual. E a dicção do cantor ainda melhor.



INTO MY ARMS

I don't believe in an interventionist God
But I know, darling, that you do
But if I did, I would kneel down and ask Him
Not to intervene when it came to you
Not to touch a hair on your head
To leave you as you are
And if He felt He had to direct you
Then direct you into my arms

Into my arms, O Lord
Into my arms, O Lord
Into my arms, O Lord
Into my arms

And I don't believe in the existence of angels
But looking at you I wonder if that's true
But if I did, I would summon them together
And ask them to watch over you
To each burn a candle for you
To make bright and clear your path
And to walk, like Christ, in grace and love
And guide you into my arms

Into my arms, O Lord
Into my arms, O Lord
Into my arms, O Lord
Into my arms

And I believe in Love
And I know that you do too
And I believe in some kind of path
That we can walk down, me and you
So keep your candle burning
And make her journey bright and pure
That she will keep returning
Always and evermore

Into my arms, O Lord
Into my arms, O Lord
Into my arms, O Lord
Into my arms

Saturday, January 30, 2010

Nada

Tenho pouco, quase nada a escrever, mas muito para mostrar e dizer. Isto:

BLOG EM MÃOS ALHEIAS

Sugestão da Soraya (obrigada pela sugestão, querida)









Maçãs com muito suco e boa estetica




O mundo da tecnologia é fascinante e multiplica-se em gadgets, devices, pods e pads - desculpem usar o inglês, mas é apetecível - para captar a atenção do user e para o prender para sempre nas suas malhas. Ainda me lembro do meu primeiro PC com 1 mega de memória, que me dava para processar texto, elaborar os manuais para a editora e pouco mais. Depois acrescentei-lhe mais um mega, quando a Internet apareceu e tive de fazer um manual para o 12º ano, o primeiro em que usei a net, o que foi fascinante e nunca mais esquecerei.

Há já cinco anos que naõ comprava nenhum PC, pois o meu, com 2 gigas dava bem para o que queria e para os trabalhos dos meus filhos. Quando a netcabo resolvia falhar era uma frustração, mas houve uma altura em que tive um canguru que se substituia e me permitia até usar a net noutro PC mais velhinho.Até que o velhinho foi abaixo e resolvi não o mandar arranjar.



Há tempos o meu filho comprou um Macbook- portatil da Mackintosh- nos EU pois precisava dele para a universidade e em casa. Quando lá fui fiquei encantada com o aparelho, estetica e funcionalmente. Tem tudo mais visível do que o Windows, um ecran com uma definiçao estupenda e sobretudo é tão fácil de manejar que eu, que sempre embirrei com ausencia do rato, já não o uso, embora tivesse comprado um sem fios. As fotos aparecem muito mais bem organizadas, as músicas podem-se gravar com um simples toque a arrastar o icon do CD, aparecem com os nomes todos e até as capas.Ainda nem tive tempo para explorar tudo, tem de ser devagarinho. Mas para já é adorável ( tendo em conta a teoria da relatividade)!!!

Desculpem a publicidade. Não tenho nenhuma comissão do Steve Jobs, nem seque o retrato autografado.....chuuiiiff.

Friday, January 29, 2010

OS MELHORES SEGUNDO A DNA






M. Sousa Ribeiro



Não é o nome de nenhum escritor, nem, que eu saiba de nenhum pintor...mas se há alguém que tenha contribuído para o desenvolvimento das artes no Porto, seguramente terá sido este "criador comercial" de materiais para as Belas Artes.
A M. Sousa Ribeiro é uma sociedade familiar, composta por dez irmãos, mas apenas três estão na direcção. Nasceu em 1956, exactamente na Rua Sá de Bandeira, pela mão de Manuel Sousa Ribeiro, pai dos actuais sócios. Na altura, era uma papelaria e chamava-se, apenas, Sousa Ribeiro. Mais tarde, o dono decidiu especializar-se num ramo do negócio para escapar às dificuldades económicas. Surge, assim, a M. Sousa Ribeiro, especializada em artigos artísticos, que se transferiu para Sampaio Bruno durante 17 anos, mas que voltou, finalmente, ao local mais "nobre" da Baixa portuense.

A loja agora mais visível do que a anterior, situada em frente da Brasileira, é uma verdadeira tentação para quem gosta de pintar, de bricolage, trabalhos manuais e artes visuais de todo o género, sem falar do seu aspecto cosy, cheio de luz, extremamente arrumado e cuidado, um regalo para a vista e um perigo para a carteira.





Uma pessoa perde-se....e encontra-se uma hora mais tarde na caixa com os inúmeros itens que resolveu aduirir, não porque precise deles com urgência, mas porque não se resiste ao apelo de tanta "cor em movimento".
Hoje estive lá, antes de ir comprar os bilhetes para levar os meus netos ao "Feiticeiro de Oz" no Rivoli. Vim com 4 pasteis de óleo para juntar à minha caixa de 50 que veio de Paris ( trés chique), um esfuminho, três telas em MDF, fininhas e apetitosas, um pendente feito em Itália pintado à mão, dois pinceis, uma bisnaga de acrílico azul prussiano, um bloco, cola, enfim....tudo objectos de uso diário e de extrema necessidade :))

Peso da Semana e Dúvidas de Consumismo


Não gozem mas saí da balança sem conseguir evitar que as lágrimas que caíssem pela cara enquanto sorrio como uma tonta :D tenho 80,7 (-1,8 kg do que na sexta-feira passada): já não via este peso...ui, nem sei há quanto tempo! Tenho tido um rigor e um cuidado enormes e, sim, é preciso querer muito para conseguir suportar as chamadas "ressacas de açucar" e mudar o percurso de uma vida inteira. Quero acreditar que na próxima semana, finalmente, abandono estes 80's malditos que continuam a fazer-me sentir enorme e entro nuns confortáveis 70's :)


Dúvida 1
Desde o Natal que a minha pulseira Pandora espera que eu decida quais os primeiros berloques a comprar. Tenho esperado que os meus dedos fiquem menos inchados (e, sim, menos balofos) para voltar a usar pulseiras. Não quero esperar muito mais, não agora que pareço estar no caminho certo e acho que o meu esforço deve ser recompensado com esse tipo de mimo :) se tiverem tempo, agradecia que me ajudessem a escolher os primeiros berloques, aqueles que simbolizem uma nova vida, uma nova carreira, o amor da minha vida: http://www3.pandora-jewelry.com/pt/?sc_lang=pt-PT

Dúvida 2
Tenho-me feito andar muito mais e ando de bicicleta (fixa) com mais frequência. Tenho redescoberto que gosto muito de caminhar pela cidade mas o meu problema é que não tenho noção nenhuma da distância que percorro e saber isso pode tornar-se motivador. Vocês têm um pedómetro? Estou a pensar comprar um que vi na SportZone e que conta as calorias, o tempo e a distância (e tem rádio e blá blá blá) mas não sei se é algo que faça mesmo falta. Gajas com pedómetro, falem comigo :D

Dúvida 3
O que levar para Marrocos? Sim, eu nunca fui a um país de África e não faço a mínima idéia do que vestir por lá. Já percebi que deve ser roupa discreta e confortável, mas realmente tenho que ser selectiva porque não posso levar muita coisa já que vamos andar de cidade em cidade (vamos até passar uma noite no deserto) durante 8 dias e tenho que ser prática para não andar com um monte de malas. Também não quero ficar a parecer uma destrambelhada nas fotos :D quero estar gira. Estará frio por lá em Abril? Queria aproveitar qualquer coisa dos saldos ainda porque ando com o orçamento reduzido! Help: quais são as peças essenciais para levar numa viagem a Marrocos?

Dúvida 4
Tenho andado divertidíssima com a iogurteira que a sogrinha me deu pelo Natal e os iogurtes que eu faço só à base de combinações de frutas têm funcionado quase como algo doce que eu posso comer (a última fornada foi de banana e amora: deliciosos!). Faço-os com leite magro e como sei que há por aí "grandes mestras dos iogurtes" queria perguntar se poderei fazer iogurtes com leite de soja e como.

Dúvida 5
Ando com uma comichãozinha para comprar a Trilogia Millenium do Stieg Larsson já há algum tempo e, como já referi, o dinheiro anda mesmo escasso e não posso estar a fazer seja que investimento for se for dinheiro mal gasto. Alguém já leu algum? O que acharam?

Bom fim-de-semana, queridas :)

Thursday, January 28, 2010

Um dia com os Ídolos (28/01/10)



Nós somos umas malucas e fomos ter com eles ao restaurante onde costumam almoçar às quintas-feiras. O João Manzarra e a Cláudia Vieira não almoçam com eles.
Estivemos com o Carlos, Diana e Filipe.
Eu perdi-me no olhar do Filipe. São os três muito simpáticos

Voltaram as bétulas



The Forest Bride

Hoje fiz este quadro em parte no atelier, o resto em casa. Ainda tenho de rectificar o céu que não me parece completamente bem. Senti-me tão feliz com os meus amigos da pintura, o ambiente no atelier era óptimo e a inspiração voltou. Foi pintada pastel de óleo, a partir duma foto muito bonita que encontrei na web.

Na mesma web, encontrei uma citação importante sobre estas árvores, lindíssimas, a que chamam " as noivas da floresta" por causa dos seus troncos brancos quase prateados com sulcos negros carregado.

" As bétulas, também conhecidas por vidoeiros, são das árvores mais belas que em Portugal podemos encontrar nas montanhas de maior altitude...",
Fernando Catarino (Árvores e Florestas de Portugal, Volume 5).

Aqui fica também um extracto dum poema de Robert Frost, poeta americano, é a parte final em que ele exprime o desejo de trepar pelas bétulas acima até ver o topo e depois voltar a descer à terra. Acrescenta que há empregos piores do que o de "baloiçador de bétulas" ( tradução muito livre.....:))

BIRCHES(...)
I'd like to go by climbing a birch tree
And climb black branches up a snow-white trunk
Toward heaven, till the tree could bear no more,
But dipped its top and set me down again.
That would be good both going and coming back.
One could do worse than be a swinger of birches.

Robert Frost

Apple iPad

E eis que a Apple lança agora o... iPad. Desde já digo... quero este brinquedo!! Eu sei que o Natal foi no mês passado, mas podem-me adiantar o deste ano? É que eu estou agora à espera que me ofereçam:

 

Wednesday, January 27, 2010

A minha cidade



( Foto minha tirada do cais de Gaia)

Não é aquela onde nasci, Lisboa, a capital, o centro do Universo português. A minha cidade é o Porto - Home is where you are happy - e desejo viver aqui até ao fim dos meus dias. Amo esta cidade, sinto-a como minha, e por isso resolvi hoje prestar-lhe homenagem, usando um poema lindíssimo que encontrei num blogue e que vai devidamente identificado. Ele diz quase tudo o que me vai na alma.

"A minha cidade"

A minha cidade não se chama Lisboa,
não tem cheiro a sul
e nem por ela passa o Tejo,
mas como ela, tem Nascentes
leitosos e marmóreos...
Na minha cidade os Poentes são de ouro
sobre o Douro e o mar
e só ela tem a luz do entardecer
a enfeitar o granito...
Na minha cidade, tal como em Lisboa
há gaivotas e maresia
mas não há cacilheiros no rio
há rabelos
transportando nectar e almas...
Da minha cidade nasce o Norte
alcantilado, insubmisso
e o sol, quando chega, penetra-a
delicadamente, carinhosamente,
depois de vencido o nevoeiro...
Na minha cidade também há pregões,
gatos, pombas, castanhas assadas e iscas
e fado pelas vielas, pendurado com molas,
como roupa a secar nos arames...
A minha cidade tem também tardes languescentes,
coretos nas praças
velhos jogando cartas em mesas de jardim
e o revivalismo de viuvas e solteironas
passeando de eléctrico...
É bem verdade que na minha cidade
a luz, não é como a de Lisboa
mas a luz da minha cidade
é um frémito de amor do astro-rei
a beijá-la na fronte, cada manhã!...


Maria Mamede

site http://mulher50a60.weblog.com.pt/arquivo/2005/01/a_minha_cidade.html

Obrigada, Maria!

ESTÁ DIFERENTE






MANZARRA organiza feira solidária

O sismo que assolou o povo haitiano levou João Manzarra a organizar uma feira onde várias pessoas famosas vão vender aquilo de que já não precisam. Os fundos angariados vão reverter para a Assistência Médica Internacional.

O evento vai decorrer dia 6 de Fevereiro, no restaurante A Gôndola, na Praça de Espanha, em Lisboa, das 11h até às 15h. Os futuros papás Cláudia Vieira e Pedro Teixeira são apenas dois exemplos de figuras públicas que se vão associar à causa.

Revista Vip

De pé


:) aguentei-me completamente! Não sei sequer como consegui, de onde vem esta resistência mas consegui: nenhuma porcaria entrou na minha boca ontem e parece-me que hoje também não vai entrar. Tenho tentado visualizar o 79 com muita força, como sendo uma realidade, como estando próximo e não posso abrir mão disso.
Não sei se foi pelo stress todo mas hoje a balança mostrou-me uns lindos 81,3 que me fizeram pensar que passar por aquela histeria toda ontem valeu a pena: não só sobrevivi como ganhei uma recompensa :)

Truques não foram muitos: conversei com a Dany e, ao dar-lhe força, dei-me força a mim mesma; montei-me na bicicleta que tenho no quarto e pedalei até ficar bem suada e descontraída; depois banho, cremes e antes que houvesse hipótese de voltar tudo outra vez fui dormir.

2010 tem que ser mesmo o ano em que mudo a minha vida :) Lutem com todas as forças porque a luta é pela melhor causa: nós mesmas! Bom dia para vocês e obrigada pelo vosso carinho que me ajuda tanto!

Tuesday, January 26, 2010