Monday, January 31, 2011

História - Humanos saíram de África 65 mil anos mais cedo do que se pensava!

«Humanos saíram de África 65 mil anos mais cedo do que se pensava
Isabel Palma (31-01-11)

Os humanos podem ter saído de África para a Arábia mais cedo do que se pensava. Esta migração foi possível devido a factores ambientais e não pela tecnologia desenvolvida na época.
Estas descobertas sugerem que os humanos percorreram uma rota directa para a Península Arábica e não através do Vale do Nilo no noroeste africano como indicavam estudos anteriores.
Uma equipa internacional de investigadores estudou um kit de ferramentas encontrado no local arqueológico de Jebel Faya, nos Emirados Árabes Unidos. Este kit antigo continha machados, perfuradores e raspadores.
“As nossas descobertas devem estimular a reavaliação dos meios pelos quais os humanos modernos se tornaram uma espécie global,” refere Simon Armitage, da Universidade de Londres, que trabalhou no estudo.
Através da datação por luminescência, uma técnica utilizada para determinar quando os grãos minerais foram expostos à luz solar pela última vez, descobriram que as ferramentas tinham uma idade compreendida entre 100 mil a 125 mil anos.
Hans-Peter Uerpmann, da Universidade de Eberhard Karls, na Alemanha, liderou o estudo. Refere que o artesanato elimina a hipótese das ferramentas terem sido feitas no Médio Oriente. As ferramentas assemelham-se às feitas pelos primeiros humanos na África  oriental, o que sugere que “não foram necessários realizações culturais especiais para que as pessoas deixassem África.”
Este estudo, publicado na revista Science, sugere que os factores ambientais, como o nível médio da água do mar, foram mais importantes que as inovações tecnológicas para a ocorrência da migração.
A equipa estudou o nível médio da água do mar e alterações climáticas no último período interglacial, que ocorreu há cerca de 130 mil anos, para determinar quando os humanos terão tido possibilidade de passar para a península arábica.
Descobriram que o estreito de Bab al-Mandab entre a Arábia e o continente africano deveria ser mais estreito neste período, pela diminuição do nível da água, tornando-se uma rota segura para sair de África antes e no início do último período interglacial.
Anteriormente pensava-se que os desertos da península arábica teriam impedido um êxodo do continente africano, mas este estudo sugere que a Arábia tornou-se húmida durante o último período interglacial, apresentando mais água e vegetação, o que tornou mais fácil esta passagem.»
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estas descobertas só provam que temos muito que estudar, sobre o nosso passado, ligado às migrações provocadas mudanças climáticas, pois estamos a iniciar outro período complexo, quanto a estas matérias...

ADORO JEANS...






"Les Heures Claires" in Belgium

"Les Heures Claires" é um projecto pela AABE Erpicum e Partners. Mais um grande arquitectura com um bom design de interiores, localizada na Bélgica, que merece ser vista com olhos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Genial...Universal...Intemporal


«Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.»

Fernando Pessoa

Faculdade de Letras da Universidade do Porto - "O Belo em S. Agostinho" - Este é o mote para o Seminário “O Belo em S.Agostinho” que se vai realizar nos dias 29 de Janeiro, 5 e 12 de Fevereiro, na FLUP!

«O Belo em S. Agostinho

«Não conhecia então estas coisas e amava as coisas belas e inferiores, e ia para o abismo, e dizia aos meus amigos: "Acaso alguma coisa amamos a não ser o belo? Mas que é o belo? E que é a beleza? Que é que nos atrai e nos une às coisas que amamos? Se nelas não houvesse graça e formosura, de nenhum modo nos atrairiam para si." E reparava e via nos corpos que uma coisa era, por assim dizer, o todo e, por isso, belo, outra coisa era o que ficava bem, porque de forma apta se adequava a alguma coisa, como a parte do corpo ao seu todo, ou como o calçado ao pé, e outras coisas idênticas. Esta consideração brotou no meu espírito, do íntimo do meu coração, e escrevi os livros Da beleza e do Apto, creio que dois ou três, tu sabes, ó Deus: já se me escapou. Com efeito já não os temos, pois extraviaram-se, não sei como.»

Santo Agostinho, Confissões, IX, viii, 13 (trad. A. E. Santo - J. Beato - M . C. C.-M. S. Pimental, edição bilingue, INCM, Lisboa 2002, p. 151).

Este é o mote para o Seminário “O Belo em S.Agostinho” que se vai realizar nos dias 29 de Janeiro, 5 e 12 de Fevereiro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Proferido por Luis Evandro Hinrichson, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o seminário tem a duração de 12 horas e pretende aprofundar a leitura e interpretação do pensamento de Agostinho de Hipona em torno da questão do belo.

A participação faz-se por inscrição prévia e gratuita até ao limite de lugares disponíveis, para o e-mail: gfm-secretariado@letras.up.pt

FLUP» in http://noticias.up.pt/catalogo_noticias.php?ID=6720&pesq=1

A Música Do Dia...

D*Note - Shed My Skin

Simplesmente adoro esta música!
Vá-se lá perceber o porquê...
Para mim é perfeita!

Meramente Informativo: Em Resposta À Pergunta Acerca De Livros Sobre Detox

Tal como já respondi via formspring.me, o crudivorismo é terreno virgem em Portugal. Ainda. Acredito que não será durante muito mais tempo, mas ainda nem pode haver comparação sequer com outros países, daí que a produção escrita em português é praticamente inexistente. Contudo, para quem não tem problemas com o Inglês, posso recomendar um livro muito bom chamado:  The Detox Miracle Sourcebook: Raw Foods And Herbs For Complete Cellular Regeneration" , de Robert Morse. Este é provavelmente o livro mais completo. Boas leituras!

***

Floresta ao luar

Nestes dias fiz este quadro. Ao vivo é mais apelativo, aqui perdem-se um pouco as saliências, fica tudo no mesmo plano. O melhor será clicar na foto e ver em grande. Chamei-lhe floresta ao luar, pois dentro do abstracto há contornos de árvores, de um lago, da luz a entrar pelo lado esquerdo.
Foi feito em MDF e mede 35x40 cm.

Fica aqui um poema de Sophia de Mello Breyner a propósito:

Bebido o luar

Bebido o luar, ébrios de horizontes,
Julgamos que viver era abraçar
O rumor dos pinhais, o azul dos montes
E todos os jardins verdes do mar.

Mas solitários somos e passamos,
Não são nossos os frutos nem as flores,
O céu e o mar apagam-se exteriores
E tornam-se os fantasmas que sonhamos.

Por que jardins que nós não colheremos,
Límpidos nas auroras a nascer,
Por que o céu e o mar se não seremos
Nunca os deuses capazes de os viver.


E já agora acrescento mais dois poemas enviados pelo meu irmão ( obrigada!) há minutos que parecem feitos para este quadro ou vice-versa...

Formas alvas dançam na escuridão em meus sonhos.
Por entre os galhos que rangem tristonhos
vem a luz da Lua visitar o chão
para ouvir as Árvores em sua noturna canção.

Que a noite, neste momento as reúna,
Que seus espíritos voem juntos no vento
e que seja infinito o tempo
enquanto não vem o dia,
que haja apenas a magia.

No cheiro das flores nesses ares,
Nos feixes de luz nua
Se sente o amor da Lua pelas Árvores,
Se sente o amor das Árvores pela Lua.


Filipe Torresi Rissetto


Entre o luar e o arvoredo,
Entre o desejo e não pensar
Meu ser secreto vai a medo
Entre o arvoredo e o luar.
Tudo é longínquo, tudo é enredo.
Tudo é não ter nem encontrar.

Entre o que a brisa traz e a hora,
Entre o que foi e o que a alma faz,
Meu ser oculto já não chora
Entre a hora e o que a brisa traz.
Tudo não foi, tudo se ignora.
Tudo em silêncio se desfaz.


Fernando Pessoa

Hoje?


Down, down, down...
Preciso de uma força enorme para amanhã e não a tenho...

Meramente Informativo


Minhas alfacinhas verdes e fresquinhas, muito em breve vou ter novidades das quais toda a gente poderá beneficiar em maior ou menor grau. Obviamente será sempre mais benéfico para os que estão realmente motivados e  interessados em atingir a a saúde física, psicológica e mental plena, mas pensando bem...toda a gente quer isso, simplesmente nem sempre sabemos como chegar lá da melhor forma, vivendo no mundo em que vivemos. Daí que em breve irei apresentar-vos um novo cantinho, dedicado unicamente aos assuntos desta natureza e repleto de novidades. Até lá sintam-se à vontade de responder às duas perguntinhas ao lado. Todas as vossas respostas são importantes e serão tidas em consideração. 

Até breve!
xoxo

Mona Lisa

Isto Sim, É Estar À Vontade Com Alguém!

Gisele Bundchen & Tom Brady

«Why do we feel it's necessary to yak about bullshit in order to feel comfortable? That's when you know you've found somebody really special - when you can just shut the fuck up for a minute and comfortably share a silence
Mia Wallace (Uma Thurman) in Pulp Fiction

A minha frase preferida do filme Pulp Fiction
 nunca fez mais sentido como agora! Porque
 de facto só estamos à vontade com alguém
quando nos sentimos confortáveis, mesmo
 estando em silêncio. E agora sim...isto já é
estar à vontade. Completamente.

Lembram-Se...?



Ainda se lembram das minhas lentilhas? Ora bem, como dá para ver na imagem, a quantidade triplicou e como elas cresceram...Já as comi e estavam deliciosas! Portanto, posso concluir que a minha primeira Operação Germinação foi concluída com sucesso. Isto sim, é comida viva! Em breve há mais.  

Segundo consta...

O mundo irá acabar em 2012!! Mais concretamente a 21 Dezembro.(Explicação aqui!)

O que farias no dia antes?

Sunday, January 30, 2011

TANTOOOOS...

"As Vidas dos Outros" por Anaquim


Intitulado "As Vidas dos Outros" da autoria dos Anaquim, grupo musical português, o "Ele Lá Diz...+" traz boa música com um excelente videoclip, bem ilustrado! Vale a pena acabar o Domingo assim...

Algo para a Essência...

Recebi (este) clip por e-mail...
O que dizer? Nada! Até porque nem encontro palavras. Assim sendo oiçam somente.

Obrigada a ti!

Das Palavras Bonitas...

Ron Pope - Perfect For Me

Não acho piadinha nenhuma às juras, promessas e "para sempres" que alguns  pronunciam sem sequer pensar  no significado real das palavras que estão a dizer. Nós temos sempre "apenas mais uns dias" e isto parece-me perfeito. Perfeito como o resto.

A Música Que Me Foi Enviada Por Alguém...Que Acerta Sempre - Post Só Para Mim

Tesla Boy - Electric Lady

Com que então esta foi a música que estava a tocar no dia 30 de Novembro. O dia do "despertar" por completo. As coisas que eu fico a saber com o tempo...

Para guardar com carinho...

* Curiosamente o vídeo é black&white...
as coincidências da vida:)

O sol quando nasce é para todos

Hoje resolvi ir à Foz mais cedo do que o costume, estava uma manhã linda, sem vento , embora fria. Muni-me de casaco quente, cachecol, luvas, IPOD, máquina fotográfica, romance e telemóvel e lá fui para a paragem do autocarro. 5m depois aí estava o 204, vazio, que em 10m me pôs na Rua do Farol ( gosto deste nome...). Estive umas duas horas na esplanada a ver a maré a encher, a ouvir música e a olhar para o mar.


Pouco li. Almocei um croissant com fiambre e um sumo de laranja. Havia pouca gente cá fora porque a humidade já se fazia sentir, embora o sol fosse quente. A vista é abrangente naquele local, vêem-se os veleiros, os petroleiros como sombras ao longe, as rochas muito nítidas de cores variegadas a serem chicoteadas pelas ondas que se desfazem em espuma dum branco imaculado. Lindo!
Apeteceu-me andar a pé - já estou habituada a exercício físico todos os dias e faz-me falta! - de modo que resolvi ir até ao Farol, que em contraluz, parecia uma miragem.
Pelo caminho, muitos joggers, casais, joven a conversar, namorados a tirar fotos, pescadores, gente rica e gente pobre, tudo em sintonia. É o que mais aprecio na Foz é a mistura de gente, não há distinção entre uns e outros e o sol é realmente para todos. à vinda passei por casas antigas na Rua da Senhora da Luz ( outro nome que soa bem) e observei como são pitorescas e coloridas, embora estejam no meio de prédios horrendos , tortos e mal construídos. O autocarro já estava à minha espera na paragem, foi só subir e partir.

Ao passar pelo Jardim Botânico ainda tirei uma foto ao portão, com o jardim iluminado pelo sol e as camélias a atapetar o chão, à espera da noiva...

Meramente Informativo: Sobre As Sementes De Chia - Algumas Palavras Para Quem Decidiu Aventurar-Se A Comprar As Ditas Cujas E Fez Perguntas Sobre A Sua Utilização...

Tal como já respondi à Carmo na caixinha das perguntas ao lado, não se esqueçam que as sementes de chia devem ser moídas, caso contrário a compra vai adiantar pouco ou nada, uma vez que não conseguimos absorver os nutrientes quando as comemos sob a forma de sementes. Eu pessoalmente uso uma colher de chá por dia, não é preciso muito mais. Podem ser acrescentadas no sumo, batidos, iogurtes, etc. Evitem acrescentar a chia e deixar aquilo repousar durante muito tempo, porque ao fim de 15 minutos o líquido começa a adquirir uma consistência bem mais espessa. São perfeitas para usar ao pequeno-almoço ou antes de ir ao ginásio.

Experimentem e maravilhem-se
 com os resultados! Para quem já
adoptou o estilo raw...este produto
vai tornar a vossa vida bem mais
simples, pois o alto teor em fibra e
outros nutrientes vai garantir a
sensação de saciedade durante
mais tempo.

* À venda nas lojas de produtos naturais

Um Preto No Branco Sobre Os Palpites Dos Outros


É engraçado como toda a gente tem uma ideia exacta de como devemos viver as nossas vidas. O que de facto não falta por aí são sábios conselheiros e mentes iluminadas, cuja única missão na vida é dar palpites sobre as vidas alheias. Estas pessoas sabem tudo – o que devemos estudar, o que devemos trabalhar, como devemos comportar-nos, o que devemos dizer em cada situação, com quem devemos andar, o que devemos ou não comer, como devemos realizar-nos, o que devemos fazer para ser bem-sucedidos, o que  faz sentido ou não, e tudo e tudo. Nem é preciso perguntar. Elas sabem tudo e fazem questão de o dizer vezes sem conta. Tal como toda a gente, não fazem ideia como será o dia de amanhã e não raras vezes cometem erros nas suas próprias vidas, mas isso não as impede de dar palpites e ter sempre algo a dizer ou criticar para orientar melhor a dos outros. E aqui eu pergunto: Como é que alguém pode saber o que é bom para a nossa vida, melhor que nós próprios?! Como é que alguém pode escolher melhor que nós próprios? Qual é a lógica de tentar impedir que as pessoas cometam erros e percorram o seu caminho? Não é precisamente para isso que aqui estamos, para aprender sozinhos? Porque raio vamos impôr a nossa visão das coisas aos outros, se não fazemos a mais mínima ideia porque é que essa mesma pessoa está aqui e qual é o propósito da sua vida? Porque dar palpites sobre a vida dos outros, se todos sabemos que cada um tem um caminho pessoal, completamente diferente do nosso? Porque é que queremos desesperadamente transformar os outros à nossa imagem e semelhança, como se fóssemos algum Deus em carne e osso?

Por alguma razão toda a gente tem vida.
 Se não fosse realmente necessário viver e
 percorrer o nosso caminho sozinhos, com
 os nossos próprios erros e ensinamentos,
 bastava nascer apenas uma pessoa e viver
 simultaneamente a vida de mais cinco
outras, não é verdade?

Apetece-me!

Ouvir (isto)!

Por tudo e por nada.

Saturday, January 29, 2011

GOSTAVA DA MUSICA DELES (THE CALLING)







O Mágico

Fui ao cinema com os meus netos e o meu filho ver O Mágico, "Belleville Rendez-vous"

O filme prometia, as críticas eram fabulosas, estrelas e mais estrelas, banda desenhada em aguarela, nada de computadores, nada de 3D, história pouco convencional, influência dos filmes franceses dos anos 60.

Então porquê a desilusão?

O filme que se dizia para m/6anos era tudo menos um filme para crianças. Triste, sem ponta de humor, imagens magníficas da Escócia, Paris, Edinburgo, lagos, tudo desenhado por grandes artistas. Uma personagem a imitar o Sr. Hulot de Tati, mudo ou quase, um mágico caído em desgraça que se vê obrigado a deixar Paris e a procurar quem o aprecie noutro país. Pelo meio há um encontro com uma rapariguinha que se afeiçoa a esta criatura porque ele lhe oferece aquilo que ela tanto ambiciona, uns sapatos e um casaco novo. No fim, quando ela já tem um aspecto decente e aceitável, enamora-se por um rapaz mais novo e o nosso mágico, alem de perder os empregos, também perde a companhia. Filme triste, melancólico, com aguarelas lindas, uma história que se desenvolve muito lentamente, com cenas muito parecidas com os filmes de Tati, que concebeu a história em 1956.

Li as críticas e esta do Cine Cartaz do Publico ficou-me na memória:

Não Levem os vossos filhos

Não levem os vossos filhos a ver este filme, principalmente se tiverem 6 anos e não quiserem explicar porque é que há pessoas com cordas no pescoço em cima de cadeiras e pessoas aos tombos com garrafas nas mãos. Não me recordo de uma gargalhada sequer na sala. Houve pessoas a sair a meio. A descrição dos meus filhos foi que o filme é triste. Que o filme é cinzento. Deviam reclassificar o filme, não é para crianças, não é uma comédia. Não questiono a qualidade do filme mas não enganem as pessoas! Não desiludam as crianças!

Publicada a 06-01-2011 por André Ribeiro

Os meus netos estiveram sentados de pedra e cal durante todo o filme. Pelo meio ouvi o mais pequeno que tem 5 anos dizer: "Porque é que eles não falam? Falta muito para acabar, pai? , 'Podemos comer pizza depois do filme?". Não pediram para sair, nem se mostraram especialmente ansiosos o que me surpreendeu. No fim disseram num desabafo: Não percebi nada do filme. Nada! Contei-lhes a história toda.
O Pai sorriu e disse: Apesar de tudo os miudos são artistas, apreciam a Arte.