É verdade... quando fiz este post estava a anos luz de imaginar que iria causar um certo desconforto a alguns visitantes...
O voltar a tocar neste tema é única e exclusivamente por um comment que uma anónima (supostamente) deixou, que passo na íntegra aqui neste post e que vou aproveitar as perguntas pertinentes, bastante pertinentes a meu ver para concluir este post.
O comment da anónima:
"Concordo que os pêlos só atrapalham. Eles falam que nós mulheres nunca estamos contentes com nada mas deixo uma pergunta para os homens no geral:
Vocês gostam de ver uma mulher com pêlos nas axilas, virilhas, buço, sobrancelhas por arranjar, pêlos nas pernas?
Pois meus amigos, eu sei que dá que pensar!"
Bom, como podem constatar deixa vários pontos de interrogação no ar... porque de facto podemos pensar no porquê de serem só as mulheres a preocuparem-se com a depilação?!
Porque sempre foi assim, desde os tempos da era moderna porque o mito assim o exige?
Mas se formos a ver os tempos mudaram e para melhor a meu ver!
Hoje em dia o homem faz as mãos, arranja os pés, faz massagens, arranja as sobrancelhas, faz a depilação na íntegra. Quer dizer, há um cuidado bastante perfeccionista que é excelente!
Há 10 anos atrás, nem tanto, homem que tivesse esses cuidados, meu Deus! Era gay!
Ainda bem que as mentalidades mudaram na sociedade. Isso quer dizer que há uma evolução normal no tempo. Tem que haver esse acompanhamento de ambas as partes (sexo).
Pegando no comment da anónima, existem homens que não gostam de fazer depilação, mas também não gostam de ver as mulheres sem a depilação feita. Porquê?
A imagem de um homem com uma pelagem que mais parece roupa interior é absolutamente aterradora nos dias que correm!! Há quem goste mas até a nossa sensibilidade se alterou, ou seja, se antes as mulheres gostavam de acariciar os pêlos do seu macho, de preferência com o aroma a suor porque sentiam a sua virilidade, hoje os mesmos pêlos arranham, causam alergias, são inestéticos (a imagem de pêlos a sair das virilhas de alguém que usa sungas na praia é qualquer coisa de horripilante)! E não sou eu que o digo!! É a sociedade em geral. Da mesma maneira que uma mulher que se apresenta com os pêlos das pernas tipo arame farpado, com pêlos nas axilas, sobrancelhas iguais às do Ferrão da Rua Sésamo e outras coisas que tais, dificilmente terá possibilidades de se aproximar de alguém sem lhe pregar um valente susto!!
O cerne da questão é: os padrões de beleza alteraram-se radicalmente nas últimas décadas pois o homem não se quer tipo Tony Ramos (já repararam que ele só se despia nas novelas de há 15 anos e que agora nem de tronco nu aparece?!) e a mulher quer-se tipo coelhinha da Playboy, amplamente projectada em anúncios de produtos de beleza que prometem mudar a imagem da pessoa de forma radical (há pessoas que assim o pensam mas que nem com uma plástica lá vão).
Toda esta injecção da indústria de cosméticos e dos media, só para citar alguns exemplos, fez com que interiorizássemos esta nova imagem da mulher e do homem que mudou para sempre a nossa maneira de ver este assunto (pelo menos a mim mudou).
Dizem que a beleza é relativa mas o relativo é cada vez mais do mesmo.