Hoje é dia de fazer uma data de análises ao sangue. Pela primeira vez, custa-me porque verei o quanto andei a arruinar a minha saúde: aposto em valores altos para colesterol e triglicéridos porque já os tinha há uns 3 anos e optei por ignorar... Mas não vou ignorar mais, nem posso: é a minha saúde! Quando tiver os resultados vou postá-los na esperança de poder alertar as pessoas que pensam que a gordura é apenas algo estético e também porque são valores que quero normalizar. Para quem ainda não sabe:
"A dislipidemia consiste em valores anormalmente elevados de lípidos no sangue, aumentando a tendência para o aparecimento de doenças cardíacas graves como a angina de peito e o ataque cardíaco - enfarte do miocárdio, e, em menor grau, para a trombose cerebral - Acidente Vascular Cerebral.
- O que é o Colesterol?
-
O colesterol, tal como os triglicerídeos, é um lípido naturalmente presente no sangue e que tem dupla origem: endógena - produzido pelo fígado, e exógena - a partir da alimentação.
É um componente fundamental para a integridade das membranas das células e para a produção de hormonas sexuais.
Em quantidades razoáveis é essencial para uma boa saúde.
O colesterol e os triglicerídeos são os dois principais lípidos no sangue. Uma vez que não são solúveis no sangue são transportados por veículos especiais que se designam lipoproteínas. As mais importantes são as LDL, dão origem ao “mau colesterol” - lesam as artérias do organismo, criando condições para o aparecimento das doenças cardiovasculares, e as HDL ou “bom colesterol”, que previne dessas doenças. Os triglicerídeos ligam-se a lipoproteínas chamadas quilomicrons.
- Sintomas associados
-
Geralmente, os valores elevados de lípidos no sangue não causam sintomatologia, daí ser aconselhada uma vigilância atenta.
Ocasionalmente, quando as concentrações se encontram particularmente altas, os depósitos de gordura formam tumores denominados xantomas, nos tendões e na pele.
As concentrações extremamente elevadas de triglicerídeos - 800 mg/ dL ou superiores, podem provocar aumento do fígado e do baço e podem produzir sintomas de pancreatite, por exemplo, dor abdominal intensa.
Se existirem factores de risco como dieta rica em gorduras e sal, hábito de fumar e sedentarismo a urgência da intervenção aumenta, tal como se os factores de risco que não podemos controlar - idade, menopausa ou história familiar de dislipidemia - estiverem presentes.
- Conselhos e atitudes para uma vida saudável
- Reduzir a “gordura” do sangue depende em grande parte de si e passa por um conjunto de modificações no estilo de vida habitual:
• consuma alimentos com baixo teor de gorduras saturadas, dê preferência ao peixe rico em ácidos gordos polinsaturados, legumes, frutas e cereais;
• procure manter um peso adequado à altura;
• faça exercício físico regular, como caminhar 30 a 45 minutos, no mínimo três vezes por semana;
• consuma pão e cereais integrais;
• adicione pouco ou nenhum sal aos alimentos que consome;
• abandone o hábito de fumar; reduza o consumo de álcool.
Diminuindo os níveis plasmáticos de lípidos com dieta adequada e/ ou medicação é possível diminuir a incidência de doença coronária ou contrariar a sua evolução progressiva." - in Colesterol e Trigliceridos