Por estarmos na época que estamos... por passar vezes sem conta na televisão, tudo o que está inerente à Páscoa, hoje tive um debate acerca da religião...
Assim como que por impulso estou a escrever este post e a textualizar este tema que tanta confusão me faz por várias pontas soltas que tem. Passo a explicar o turbilhão de ideias que vagueiam por aqui...
Começo por me questionar, porque há tantas religiões se só existe um Deus!! Acredito que cada religião tenha as suas convicções mas se tudo vai dar à mesma via que é "ter fé em Deus", como também pregar a sua palavra que é a mesma, a "Biblía"! (Tirando a religião Muçulmana que usa o "Corão")
Automaticamente o meu raciocínio vai para outra questão do porquê de haver igrejas onde os anfitriões se aproveitam da fé, do desespero das pessoas para lhes sacarem dinheiro! Pergunto que devoção a Deus é essa, que acima de Deus está a ganância!? Como deixam existir centros desses a explorar a aflição das pessoas desesperadas, há procura de um milagre...
Sei que cada religião tem a sua política e algumas deixam-me abismada, nomeadamente a igreja católica, com tantas convicções e moralismos e depois anda na boca do mundo com tantos escândalos vergonhosos como a pedofilia. A meu ver, é qualquer coisa de surreal!!
Contudo, não me fico por aqui no item "igreja católica"...
A igreja prega aos quatro ventos que devemos acabar com as guerras, com a fome. Onde há fome existe miséria mas no entanto é nas grandes capelas das igrejas que se ostenta o luxo e a riqueza!! É lá que os padres desfilam com capas banhadas a ouro, coroas e diabo à quatro...
Pergunto: isto é a gozar com a humanidade? Ninguém vê!? Continuam a seguir fervorosamente essa tirania!? Atrevo-me a dizer que é masoquismo da parte de quem segue!
Outro ponto que sempre me fez confusão: quem deu autoridade aos padres para fazerem os votos de casamento? Quem deu autoridade para os padres confessarem outras pessoas? Quem deu autoridade aos padres para fazerem funerais? Quem decretou que os padres/madres/freiras não podiam casar e ter filhos? Deus!? Não creio... se a lei natural da vida é "criai e procriai-vos"! (Se casassem, provavelmente não haveria casos de pedofilia)
Viva os anos que viver, serão questões para as quais nunca irei encontrar explicação!...
Sei que é um tema bastante delicado! Também sei que a maioria é cristã! Contudo, independentemente da sua fé em "Deus" há que ver mais além!!
Como disse e bem, acreditar e ter fé em Deus! Não acreditar e ter fé no "homem" que tudo dita e tudo faz!!
Os padres, o papa, tal como as madres e freiras são homens e mulheres comuns como qualquer um de nós!
O grande problema é o choque entre os valores que cada religião cultiva e o comportamento de alguns dos seus membros que colocam em causa tudo isso. O que há-de pensar alguém que sabe que o padre que lhe acabou de dar a missa, pregando a palavra de Deus, é o mesmo que a seguir vai abusar sexualmente de crianças? O que há-de pensar aquele que vê alguém que reza por Alá e a seguir vai fazer-se explodir, matando dezenas de pessoas? Onde é que está o sentido de tudo isto?
Acho que as pessoas têm o direito de acreditarem naquilo que bem entenderem. Se acham que devem seguir os valores de uma determinada religião porque isso lhes vai dar uma vida melhor, que o façam.
Agora, não é certo usarem a máquina religiosa para camuflar mentiras ou para justificar certos actos!
E é esta transformação que me deixa perplexa...