«Angélico Vieira está clinicamente morto
28 de Junho de 2011, 15:45
De acordo com informação avançada pela TVI24, Angélico Vieira estará clinicamente morto. O corpo já não regista qualquer actividade cerebral, situação que, segundo os médicos, é irreversível. A TVI24 indica ainda que uma fonte hospitalar afirmou que «o óbito não foi declarado».
Angélico Vieira sofreu, no sábado, um grave acidente de viação na A1, no sentido Porto-Lisboa, junto à saída para Estarreja. O cantor ter-se-á despistado quando conduzia um BMW, sem cinto de segurança e sem seguro, e na origem do acidente terá estado, segundo a GNR, o rebentamento de um pneu.
Do acidente resultou um morto, dois feridos graves e um ferido ligeiro. O cantor sofreu um traumatismo crânio-encefálico muito grave, tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica.
Internado nos Cuidados Intensivos há mais de três dias, Angélico Vieira continuava ligado a um ventilador sem revelar qualquer evolução de sinais vitais.
No domingo, o ventilador chegou a ser desligado por alguns segundos e o músico conseguiu respirar sozinho, contou à TVI fonte próxima da família: "Há algumas reacções, pequenas, que ele vai tendo. Ontem [domingo] desligaram- -lhe o ventilador durante alguns momentos e ele respirou sozinho. Depois voltaram a ligá-lo ao ventilador para não ficar cansado", contou a mesma fonte.
@SAPO
«Angélico Vieira em morte cerebral. Músico vai ser submetido a testes de estimulação
De acordo com o Correio da Manhã, as máquinas que têm mantido vivo o artista serão desligadas caso não se registe resposta aos estímulos. | |
O conceito de morte cerebral é explicado no site do Expresso por Rui Moreno, presidente do Colégio da Subespecialidade de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos e do Colégio Europeu de Cuidados Intensivos. Leia a explicação legal no site do Expresso. Entretanto, à porta do hospital concentraram-se, ontem (27 de julho), dezenas de pessoas numa vigília por Angélico Vieira. Veja aqui as fotos. De acordo com o Expresso, também por telefone os fãs de Angélico se haviam manifestado, "entupindo" as linhas do hospital com chamadas de Portugal e do estrangeiro. No Facebook, mais de 4 mil pessoas juntaram-se igualmente numa página que serve para desejar as melhoras do jovem. Ao hospital chegou ontem o pai de Angélico, que há 20 anos trabalha em Angola. Ao ver o filho, Milton sentiu-se mal e teve de ser sedado, à semelhança da ex-mulher, Filomena. Nascido em Lisboa há 28 anos, Angélico Vieira tornou-se famoso como parte do elenco da série juvenil Morangos com Açúcar. Mais tarde, integrou a boyband D'ZRT e lançou um disco a solo. O segundo trabalho em nome próprio iria ser apresentado este verão. Do acidente que vitimou Angélico Vieira resultou uma vítima mortal - um amigo do cantor -, um ferido grave e um ligeiro (o único passageiro que levava cinto de segurança). |
tags: angélico vieira morte cerebral» in |
(Angélico Vieira em morte cerebral após acidente de viação)