Sem revelar o nome ou outras informações pessoais de uma leitora que me enviou este e-mail, resolvi publicá-lo e responder aqui, já que diariamente recebo e-mails com as mesmas perguntas, portanto chega um ponto em que se torna muito mais fácil responder a toda a gente ao mesmo tempo. Espero que não te importes, A.
«Resolvi enviar-te este mail por dois motivos. Primeiro que tudo porque sinto uma grande necessidade de te agradecer. O teu blogue tem sido uma verdadeira inspiração e graças a ti estou a conseguir alterar muitas coisas na minha alimentação.
Toda a minha vida fui uma pessoa que sempre comeu de forma emocional. Até há pouco tempo, as minhas preocupações/ansiedades eram resolvidas com um grande chocolate. A verdade é que isso não se resolveu de um dia para o outro e sinto que é uma luta que ainda está no inicio. Mas o que importa é que estou a dar um passo para alterar essa forma de estar. No espaço de um mês retirei uma série de coisas da minha alimentação. Neste momento fazem parte da minha alimentação frutas, legumes e, muito raramente, massas/cereais e peixe. Estou a sentir-me muito bem com esta nova forma de estar na vida.
O outro motivo deste mail prende-se com questões da nutrição. Tenho algum receio de não ingerir nutrientes suficientes. Sei que os frutos secos têm um papel muito importante, mas não sei como os introduzir na alimentação. Sempre ouvi dizer que os frutos secos engordavam e por isso sempre os evitei. Sei que isto é uma incoerencia tendo em conta os doces que sempre comi, mas enfim...A questão que gostava de te colocar é de que forma é que devo comer os frutos secos? Devem ser comidos misturados com outros alimentos ou de forma isolada? Existe alguma altura do dia mais indicada para os ingerir? Gostava também de saber a tua opinião em relação aos iogurtes. Sempre tive a noção de que se tratava de um alimento saudavel (principalmente para os intestinos).
E agora só mais uma pergunta? Para quando o blog sobre a raw food? Sinto muita necessidade de ler mais sobre este assunto.»
Cara A,
Parabéns pela inteligência, coragem e amor próprio! Só alguém com estas características é capaz de iniciar a mudança de vida que iniciaste. Vou directa às tuas perguntas.
O comer emocional é algo frequentemente encontrado na sociedade actual, em que reina a ansiedade, o stress e uma vida algo sedentária. Pensando bem, a alimentação é uma das primeiras áreas que fica afectada quando estamos tensos, stressados ou preocupados, podendo mudar por completo em algumas pessoas que aprendem a gerir os seus estados emocionais através da comida. Não é preciso que passe muito tempo para toda a gente perceber que apesar do prazer momntâneo que a comida proporciona, isto não resolve nada, criando unicamente um ciclo vicioso no qual muitos se perdem por completo. Isto tudo, por não dizer que mais de metade da comida que temos à nossa disposição hoje em dia simplesmente não é adequada para os nossos corpos, tornando-se por si só viciante, dados os ingrediantes que contém. E aqui acaba o meu discurso politicamente correcto e aceite pela maior parte dos psicólogos, nutricionistas e afins...e começa um discurso diferente, comprovado por mim e por milhares de outras pessoas.
Começo por dizer que estás de parabéns por teres retirado grande parte dos alimentos viciantes e alterado a famosa pirâmide alimentar, baseando a tua alimentação em fruta e vegetais, e muito raramente massas, cereais e peixe. Não duvido que estejas a sentir-te óptima! O primeiro passo foi dado, agora resta manter e ficar incrédula ao observar os resultados que vais ter (porque vais ter mesmo!). Quanto aos frutos secos e sementes, diz-se sempre que engordam, certo. As pessoas esquecem-se que, tirando a água, absolutamente tudo engorda. O que vai determinar se de facto engordamos ou não, são as quantidades ingeridas. No caso dos frutos secos é muito importante ter em atenção várias coisas:
1. Escolher aqueles que não passaram por nenhum procesamento térmico e não contêm sal, até porque os que contêm sal...contêm imenso (ler sempre as embalagens e evitar frutos secos assados, grelhados e por aí !) .
2. Deixá-los num recipente com água durante pelo menos 4-5h antes de os comer (se for possível mais, melhor). Porquê a água? Os frutos secos e sementes contêm no seu exterior (por natureza) um inibidor das enzimas, cujo objectivo é proteger a semente em si e garantir que terá tudo o que é necessário enquanto está a crescer. Como a natureza é esperta e tudo funciona na perfeição, estes inibidores das enzimas e substâncias tóxicas podem ser facilmente removidas se deixarmos os frutos secos/sementes em água durante várias horas...o que reage com o glúten e as torna também muito mais fáceis de digerir. E obviamente quanto menos tempo uma coisa permanece no nosso estómago/intestinos, melhor. Portanto só terás vantagens ao fazer isso.
3. Quando comer? Eu pessoalmente comia-as sempre junto com vegetais, de preferência saladas verdes - à noite (porque depois vamos dormir e passamos 7-8h sem comer) ou então depois de exercício físco, quando já temos o metabolismo mais acelerado. Na verdade, podes comer sempre que sentires mais fome durante o dia - o importante é ter em atenção as quantidades e mastigar bem.
A minha opinião acerda dos iogurtes é excelente, até porque venho do país que inventou os iogurtes. Contudo, sou de opinião que 98% dos iogurtes que se vendem não prestam. Para provar isso basta ler as etiquetas e ler toda uma panóplia de corantes, conservantes, leites em pó e substâncias duvidosas. Cheguei à conclusão que, regra geral, quanto mais barato o iogurte...melhor! Lê sempre as etiquetas e (para não entrar em grandes prmenores agora) compra os iogurtes que contêm menos ingredientes. Evita pedaços, sabores e demais modernices e fica com o iogurte natural...o mais baratinho possível. É excusado que seja magro. Não acredito em produtos magros ou light porque quanto mais diferente do seu estado original é um produto...mais artificial e cheio de químicos é.
Para terminar, ainda estou a trabalhar no novo blog e estou a contar que no máximo no fim deste mês esteja já em funcionamento. Vai ter vários programas para membros, receitas e informações feitas por mim, é por isso que está a demorar...pois como podes imaginar não tenho assistentes a ajudar nos bastidores :)
Até breve!
xoxo
Mona Lisa