Duas coisas que não me vou cansar de repetir e que são essenciais para qualquer pessoa, especialmente para quem precisa de perder peso ou melhorar a sua saúde física e psíquica, são:
1. Aprendam a ler e a perceber as etiquetas dos produtos que compram!
2. Fujam a sete pés de tudo o que contém óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados (trans fats)
A terceira regra de ouro é eliminar qualquer tipo de aditivos alimentares que realçam aromas e sabores, tais como o MSG (E621, glutamato monossódico), pois trata-se de um assassino silencioso, pior que muitas drogas. Curiosamente as pessoas nem imaginam que pode haver um perigo tão grande no seu próprio prato cheio de simples comida...mas pode! O MSG é usado nos produtos enlatados, sopas prontas daquelas que basta aquecer, batatas fritas de pacote, bolachas, carnes, embutidos de todo o tipo, salgados, refeições congeladas, molhos prontos vendidos nos supermercados, sal light, temperos daqueles que vêm nos pacotinhos e frasquinhos e por aí adiante. Dá para ver facilmente que está em praticamente tudo o que as pessoas comem hoje em dia!
O que o MSG faz é melhorar o aroma e o sabor dos alimentos, tornando-os altamente viciantes. Se alguma vez ficaram a pensar porque é que parecia que o belo do hamburguer estava a gritar desesperadamente o vosso nome tornando impossível resistir à tentação, uma das várias respostas é MSG. Também já não é segredo nenhum que esta é uma das causas que contribui para o aparecimento de obesidade, diabetes, problemas gastrointestinais (azia, gastrite, obstipação, etc), enxaquecas, Alzheimer e Parkinson, perturbações de humor e do sono... - uma lista sem fim. A verdade, por muito que vos custe, é que as doenças são criadas por nós e por aquilo que pomos na boca. A boa notícia é que basicamente qualquer condição pode ser revertida, se fizerem as escolhas certas. E estas...nem sempre são as dos médicos (ou pelo menos de grande parte deles, pois caso contrário não havia tantos doentes pelo mundo fora a passar a vida nos hospitais e a gastar o seu dinheiro em medicação).
Tendo em conta tudo o que disse, é bem provável
que neste momento estejas a ingerir alimentos
com MSG. Vários estudos comprovam que este é
mais um grande perigo para a nossa saúde. Por
isso aprende a ler as etiquetas e lembra-te que nem
sempre todos os ingredientes aparecem lá. E se
és daquelas pessoas que dizem "Pá...gosto de
comer, é dos poucos prazeres que tenho na vida,
por isso deixem-me mas é comer o que quero",
faz isso...mas se tens filhos, ao menos pensa neles,
pois é mais do que uma simples opção. É o teu dever.