Thursday, August 20, 2009

Ângulos

Já toda a gente ouviu falar de "será que o copo está meio vazio ou meio cheio" e na verdade a minha tendência sempre foi para escolher o copo meio vazio. Só que tenho vindo a reparar que a maior parte das coisas presentes na nossa vida dependem bastante do ângulo que se olha. Passo a explicar: eu, grande fã de fotografia (e praticante amadora), sei sempre qual é o ângulo certo para que uma fotografia fique perfeita porque, sim, há pelo menos um ângulo ideal no meio dos 180º do nosso campo de visão para cada detalhe do mundo. Estranhamente, só recentemente é que tenho vindo a constatar que esse princípio é o mesmo para o nosso dia-a-dia. Não é fácil, às vezes tem que se procurar bem e ficarmos quase de cabeça para baixo mas acabamos por ver: há muita beleza naquilo que quisermos ver de outro ângulo para além do pessimista e do derrotista!




Para quem se sente, por vezes, a vacilar: invertam o jogo e passem a ver o copo meio cheio! (este sim tem sido o meu maior exercício diário) :)