Friday, May 21, 2010

Teoria vs Prática

Ao ver a entrevista do treinador Jorge Jesus, ouve uma frase dele que me ficou na retina...

"A ideia que as pessoas têm de mim é a de que tenho pouca formação, de que não digo certos termos da forma mais correcta, que fujo aos padrões de um treinador moderno. Mas as pessoas esquecem-se que um treinador tem que, acima de tudo, saber o que faz nos treinos, saber orientar a equipa. E essas qualidades eu tenho!"

Jorge Jesus só tem o 9º ano. Pode não ser bem versado, eloquente, fluente no seu discurso mas que é bom treinador ninguém duvida. E isto aplica-se aos muitos ilustres desconhecidos que há por aí. A educação mais precária, as origens mais humildes e os poucos estudos não retiram a capacidade, nem são sinal de menos inteligência, para se desempenhar determinadas funções. Existe o estigma de que alguém com estas características não servirá para desempenhar cargos com maior responsabilidade ou que exijam maiores conhecimentos. Por outro lado conheço pessoas licenciadas, muito bem falantes, muito confiantes nas suas capacidades e conhecimentos adquiridos na faculdade e que depois se revelam uns verdadeiros incompetentes!! A verdadeira fonte de sabedoria é a prática e há por aí muitos que não têm teoria e prática, outros que têm muita teoria e prática nem vê-la e ainda há os que não estudaram os calhamaços mas que têm a sabedoria que a prática lhes proporcionou.
Que ilação poderemos tirar daqui?
...