Friday, October 30, 2009

4 Receitas Vegetarianas

Isto hoje terá que ser meio corrido porque ando com a net pifada e venho apenas postar as 4 receitas vegetarianas que serão das próximas que quero experimentar. Sim, eu sei que eram apenas 3, mas aproveito para pôr também a sopa que vou fazer para esta noite :)

Espero que gostem, afinal há que acabar com a ideia de que a comida vegetariana é sem graça!

Creme de Castanhas, Abóbora e Batata Doce


Ingredientes:
1 alho francês sem a rama

1 dl de azeite

150 g de castanhas congeladas

1 batata-doce média

sal

2
courgettes
420 g de abóbora limpa
noz moscada
1 cubo de caldo de galinha

água

Colocar o alho cortado às rodelas, as castanhas, a batata doce previamente descascada e cortada em pequenos cubos num panela, juntamente com o azeite. Temperar com sal. Levar ao lume e deixar suar, sempre em lume brando e com a panela tapada. Entretanto, cortar as courgettes com a casca e a abóbora em cubos. Juntar ao preparado anterior. Temperar com um pouco de noz moscada. Tapar a panela e deixar cozinhar em lume brando até os legumes estarem macios. Juntar o cubo de caldo de galinha e tapar os legumes de água. Deixar ferver um a dois minutos e triturar os legumes até obter um puré liso. Se a sopa estiver muito espessa juntar mais um pouco de água. Servir a sopa com cebolinho picado ou outra erva aromática a gosto.


Lasanha de Seitan e Pinhões

Ingredientes:
recheio
1 bloco de seitan (500g)
3 cenouras raladas
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 taça de cogumelos frescos laminados
60 g de pinhões (previamente tostados)
salsa picada
azeite
molho de soja
1 pitada de manjericão seco (facultativo)
Picar o seitan finamente. Refogar a cebola e os alhos com azeite, uma pitada de sal e louro durante uns minutos. Juntar os cogumelos e salteá-los cerca de 5 min. , de seguida as cenouras, o seitan , o manjericão em pó e o molho de soja a gosto. Tapar a panela e deixar cozinhar em lume baixo cerca de 15 min. No final juntar os pinhões e a salsa picada, envolvendo bem.

béchamel
2 cebolas picadas
1 couve-flor
noz moscada
miso branco (soja amarela ligeiramente fermentada com sal marinho)
leite de arroz
amêndoas trituradas (quase em pó)
azeite
sal marinho integral
Refogar as cebolas com o azeite e uma pitada de sal marinho durante alguns minutos. Juntar a couve-flor, cortada em pedaços e cobrir metade do seu volume com água. Juntar noz moscada a gosto. Tapar e deixar cozinhar em lume brando. Se no final constatarem que existe líquido em excesso, coem uma parte e reservem. Triturar a couve-flor para fazer um puré. Equilibrar a espessura a gosto adicionando leite de arroz. Verificar os temperos e juntar uma pitada de miso branco e noz moscada.
Pincelar um pirex com azeite e juntar uma camada de placas de lasanha ( uso sempre integrais pré-cozinhadas) , de seguida o recheio e um pouco do bechamel. Repetir a sequência e terminar com as placas e o bechamel. Polvilhar com a amêndoa e levar ao forno para gratinar.


Croquetes de Tofu com Nozes

Ingredientes (cerca de 18 croquetes):
250 g de tofu
1 cenoura ralada
3 cebolinhas pequenas (chalotas)
3 dentes de alho
3 colh. de sopa de nozes
1 colh. de sopa de sementes de girassol
2 colh. de sopa de levedura de cerveja
salsa q.b.
sal marinho integral q.b.
1 c. de sopa de azeite
Tritura-se tudo e molda-se a mistura em forma de croquete.Pode fritá-los numa frigideira com óleo quente, devendo de seguida, escorrê-los bem em papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Podem ainda ser feitos no forno, numa opção muito mais saudável.


Canelonnes de Soja

Ingredientes:
200 g de soja granulada fina
1courgette
1 cenoura
100 g de abóbora
2 tomates maduros
100 g de Vaqueiro Refogado
2 colheres de sopa de farinha
1 chávena de leite
sal, pimenta e noz moscada
8 placas de lasanha fresca
1 chávena de molho de tomate (± ½ frasco)
queijo ralado
Cubra a soja com a água quente necessária para a ensopar. Dê-lhe tempo para hidratar e aproveite para ir cortando os legumes em cubinhos pequenos. Derreta a Vaqueiro Refogado, junte os legumes e a soja (se achar que está demasiado ensopada, espreme um pouco para retirar o excesso de água). Cozinhe sobre lume moderado entre 10 a 15 minutos. Polvilhe com a farinha, regue com o leite e tempere a gosto com sal, pimenta e noz moscada, mas se quiser aventurar-se noutros paladares experimente outras especiarias como, cravinho, cominhos, gengibre,..... Enquanto o recheio engrossa ligue o forno e regule-o para os 220 °C. Aproveite também para untar com margarina Vaqueiro o tabuleiro onde vai por os canelonnes. Corte as placa placas de lasanha ao meio. Divida o recheio pelas placas de lasanha, molde-o em rolo e enrole na massa. Ponha os canelonnes no tabuleiro, cubra com o molho de tomate e polvilhe à vontade com queijo ralado. Leve ao forno até ganharem uma bela crosta douradinha.