Sunday, January 9, 2011

Acabei!!!


Ao fim de uma semana, foi hoje que acabei de ler, de uma só vez e quase sem respirar, os últimos 15 capítulos que me restavam para terminar a leitura de um livro de quase 600 páginas. Para mim “Kafka à beira-mar” foi sem dúvida o livro mais diferente que li até hoje. O mais fantástico no sentido literal da palavra, mas ao mesmo tempo o mais real. O mais hipnotizante e fácil de ler, mas também aquele que me fez pensar mais – no Universo, no conceito de tempo, nos mundos paralelos, na memória e na importância das recordações, na missão que cada um de nós tem, na amizade, no amor e em tantas e tantas outras coisas. Tirando os primeiros 8 capítulos que, para mim pessoalmente foram em determinadas partes demasiado cansativos e excessivamente descritivos, no seu todo o livro é absolutamente fascinante, contemplativo e cativante. É como mergulhar num mundo completamente à parte, no qual aquilo que apelidamos de non-sense ganha todo um novo significado. Gostei particularmente do estilo de escrita que transmite de forma elegante, fluente e clara conceitos que são tudo menos simples e óbvios. O único senão é que chegando ao fim do livro ficamos com mais dúvidas do que certezas, mas para mim é isso mesmo que torna um livro inesquecível. É impossível não mencionar também as inúmeras notas em rodapé, que nos dão a conhecer mais da cultura japonesa. Resumindo, simplesmente magnífico!


Foi o primeiro livro de Haruki Murakami
 que li…e certamente não será o último.
Se tivesse que destacar apenas uma frase,
seria esta: “O mundo é uma metáfora”.