Monday, May 2, 2011

E Já Que Falamos Em Peso E Alimentação I...Aproveito Para Vos Avisar Sobre Um Perigo Que Muita Gente Desconhece Por Completo: O Bisfenol-A


Sem entrar em grandes pormenores e linguagem pouco compreensiva, o Bisfenol-A é um composto orgânico utilizado na fabricação dos recipientes de plástico e no revestimento interno das latas de comidas e bebidas. Dito isto, torna-se claro que está em quase tudo o que a maior parte das pessoas come hoje em dia e, pior ainda, é que nem os alimentos enlatados para bebés escapam à isto, o que (sem dramatizar!), é motivo de sérias preocupações. 

Vários estudos associam a contaminação dos alimentos por este químico ao aparecimento de cancro (da mama e da próstata), disfunções sexuais (tais como a diminuição da qualidade e quantidade de esperma em homens adultos, comprometimento do sistema reprodutivo em bebés e infertilidade em adultos), diabetes, doenças cardíacas, hiperactividade e obesidade infantil. Assim sendo, foi comprovado que mesmo doses muito pequenas aumentam significativamente a toxicidade no corpo, além de terem efeitos directos a nível hormonal, mimetizando os efeitos do estrogénio.
Onde é que encontramos o Bisfenol-A?
Essencialmente nas embalagens plásticas e no revestimento interno dos produtos enlatados, que acabam por contaminar os alimentos ou bebidas assim que entram em contacto com eles.   
Como diminuir a exposição ao Bisfenol-A?
Vários estudos comprovam que uma alimentação que não contém alimentos embalados em plástico ou latas de comida e bebida, diminui significativamente os níveis de bisfenol-a no organismo. Além disso, convém saber que a libertação desta substância tóxica é feita também com o aquecimento e por desgaste dos recipientes. 
Dito isto, deixo-vos aqui as regras de ouro:
1. Nunca, mas nunca usem recipientes de plástico no microondas ou para aquecer ou descongelar seja o que for. Melhor, se puderem, não usem recipientes de plástico de todo e prefiram sempre os de vidro - tanto para aquecer, como para conservar produtos.
2. Mudem os vossos hábitos alimentares,  excluindo da vossa alimentação todos os produtos enlatados.
3. Façam desintoxicação com frequência.