Friday, September 18, 2009

I Love My Body

Amar o nosso corpo é a base para nos amarmos totalmente, para termos auto-estima, confiança, respeito pelos outros e respeito por nós próprios.

Foi um tema que me fez pensar nos gordos e na vida que se cria por não se conseguir amar o próprio corpo. Outro dia, na praia, lá vinha uma família portuguesa: marido, mulher e dois filhos. A mulher era gorda, realmente gorda, tão grande que (inexplicavelmente) era invisível a
maioria do tempo. Carregava quase toda a tralha que se leva para a praia, caminhando a uma distância grande do marido e dos filhos que pareciam não querer ser relacionados com ela. Ficaram perto de mim. Via-a ficar completamente vestida, escondendo-se, mal se ouvindo a sua voz perante os reclamanços do idiota bimbalhão do marido (que fez questão de a enxovalhar deitando-se longe dela e a olhar para todas as gajas boas, diringindo-se a ela apenas para um arrogante "oh mulher, eu disse-te que queria sandes de presunto) e baixando os olhos quando os malcriados dos filhos lhe mandavam areia e lhe deitavam uns frequentes "és mesmo parvalhona". Tive pena. Primeiro fiquei danada com os restantes membros da família, depois dei por mim a pensar que a estupidez deles tinha sido aumentada pela falta de amor-próprio dela, que ilusoriamente deve julgar que é monstruosa e merece tudo de mau.

Quantos de nós já se odiaram tanto que suportam ser pisados por acharem que merecem um castigo, por acharem que não merecem melhor, porque acham normal que se sinta nojo deles porque também não
se conseguem sequer ver ao espelho? A mim já me aconteceu parar de querer, parar de sonhar, parar de me amar, parar de cuidar de mim. Se calhar todos precisamos de parar e olhar-nos ao espelho e, independentemente de como estivermos (gordos, magros, com estrias, com cicatrizes,...), vermos aquilo que realmente somos para lá do corpo e como é possível que essa, que é a nossa essência, se reflicta também por fora.


Amo o meu corpo mesmo pesando 87 kg porque isso é viver realmente, viver o sol na pele junto ao mar, viver o suor que escorre quando faço amor, viver os abraços que nos alegram o dia, viver os sorrisos que conseguem iluminar tudo, viver tudo o que tiver vontade...


I love my body,
more each day :)