Sunday, May 1, 2011

Say it with flowers

Esta expressão é usada em inglês para significar a oferta de flores a alguém que se ama. As flores são símbolo de graciosidade, de frescura, de beleza e amor. Penso que não haverá ninguém que não goste de receber flores, refiro-me às mulheres em especial, mas os homens também gostam delas.
O meu Pai tinha uma verdadeira paixão por elas e era ele que escolhia todos os anos as sementes, os bolbos, os pés das flores que encheriam os canteiros do jardim de cor, de odores, de beleza visual. Quando chegava do consultório, na Primavera e no Verão, saía do carro e passava algum tempo no jardim, falando com as flores, observando as árvores de fruto, cortando as ervas ou, simplesmente, passeando.

Como o compreendia! Também adorava aquelas flores e ia apanhá-las muitas vezes para as colocar em jarras, acho que aprendi a fazer arranjos e a ter um especial afecto por flores naturais com ele.
Hoje, Dia da Mãe, passei a tarde sozinha, mas saí para ir ao Botânico, onde várias famílias passeavam. As crianças corriam contentes, as flores abundavam, a tarde estava um pouco nublada, mas a luz era prateada. Estive ali tempo infindo de máquina na mão, a tentar capturar a beleza de cada flor - há mais de vinte espécies dferentes, é uma verdadeira explosão primaveril.
Ouvi também música antiga enquanto passeava, cada vez gosto mais dos instrumentos do século XVI. É uma música com ritmo e dança, mas também conotada com amores românticos, donzelas, bailes corteses, rituais e castelos medievais. Repousa-me.

Ao sair do jardim, sorri para Ruben A, cujo busto está à entrada, pensando na pessoa que eu conheci na FLUL, e no seu filho Pocas que foi meu aluno em Lisboa.Morreu precocemente aos 50 e poucos anos. Como ele teria gostado de estar aqui!


Fui jantar com os meus dois netos mais velhos no BBGourmet, que fica aqui perto de casa.Adorei Vê-los devorar - é o termo - um prego no prato com batatas fritas e ovo e repartir um gelado no fim. Foi um Dia da Mãe diferente.

Aqui fica um extracto da música que ouvi e fotos tiradas neste jardim que tenho a sorte de poder gozar em frente da minha casa.