Friday, April 30, 2010

EMPATIAS

Ao ler este post, pensem que ninguém está livre de uma situação destas!
Quem lida com a net e com páginas de fácil acesso a outras pessoas é um passo para se cair neste tipo de enredo! Mesmo que agora neste mesmo segundo vos passe na mente: Eu?! Não!! Sou uma pessoa informada! Bem resolvida! Tenho a minha sanidade mental em pleno vapor! Mas o certo é que um dia sem contar, numa situação frágil da nossa vida podemos ceder, mesmo sem nos apercebermos que estamos a entrar num caminho sem volta... Normalmente pensamos que só acontece aos outros e só quando nos bate à porta é que nos cai a ficha...

Virtualmente é muito fácil criar empatias com outras pessoas. Mas quais as motivações? O que nos faz simpatizar ou não? O que nos faz "encantar" por alguém que não conhecemos? Logicamente só pode ser a escrita... mas será isso fiável??? Será essa escrita fluente ou fachada??? Escrever para impressionar é fácil...
Se for um "encantamento amoroso" é mesmo muito fácil... há por aí muita "cantiga do malandro"... muitas frases de engate em sites próprios com aplicações para o hi5 e orkut e outras redes sociais... e mesmo para mensagens de telemóvel!!
O "encantamento intelectual" também é fácil, dá um pouco mais de trabalho, mas nada por aí além!! Primeiro escolhemos um assunto interessante e dar uma opinião, se não tiverem capacidade para escrever alguma coisa que se aproveite... não há crise!! É só aproveitar a net... tem lá tudo... ou noutros blogs ou pesquisando uns artigos... retirar umas frases de um lado, outras de outros e... já está!! UM POST MAGNÍFICO EM CONTEÚDO!!!
Assim se "convence" alguém do quão cultos somos, de quão interessantes somos, de como dominamos os assuntos!!!
Por outro lado... será que o que lemos por aí, é resultado desta simples trafulhice ou é verdadeiramente "um discurso fluente"!!!
Como nem sempre conseguimos ter um feedback instantâneo aos nossos comentários, não conseguimos perceber... se o autor não acrescenta mais nada... se não responde a perguntas que lhe colocam... não conseguimos perceber!!!
Uma coisa é certa... nem sempre conseguimos entender, mas muitas vezes, é muito fácil perceber, nos assuntos de importância menor!!! Num assunto corriqueiro, numa banalidade!!!
Nós podemos fingir ser quem não somos, quando temos "tempo de resposta"... mas num diálogo directo... por exemplo via msn, com a conversa a decorrer em tempo real... não há como pesquisar!!! Normalmente apanhamos sempre algo que não encaixa... e lá se vai o "encantamento"!
Por ter consciência plena deste discurso aqui textualizado fiquei absolutamente atónita com uma história (sim, só pode ser uma história!) de uma revista feminina que abordava o tema "Relações virtuais". Numa das muitas páginas onde abordavam este assunto estava lá o testemunho de uma leitora. Uma no meio de muitas...

"Há 2 anos a minha vida deu uma volta de 180º. Fiquei sem namorado, sem casa, emprego e até sem o meu cão!
Estava no fundo do poço, literalmente! Só me restavam as minhas roupas e poucos pertences pessoais, incluindo o meu computador...
Voltei para casa dos meus pais... e lá permaneci até começar uma vida nova!
Mas antes vivi uma relação virtual nunca pensada e por isso chegou a um ponto que me fugiu de controlo de tal maneira que estava dependente! Parecia um vício, como tantos que conhecemos que nos destróiem a vida! Este destruiu as minhas ilusões, as minhas expectativas de encontrar um novo amor...
Numa tarde, recebo um convite no msn para aceitar o fulano xpto. Fiquei intrigada, como seria possível essa pessoa ter conseguido o meu endereço!
Na minha ingenuidade aceitei... passado uns dias tinha a luz laranja a piscar com o novo visitante no msn... era ele!
Nos primeiros tempos, foi tudo muito tranquilo, diria até emocionante, a fase de conhecer, o falar com um desconhecido tudo o que não conseguimos passar para os amigos, pais e afins que nos são próximos! Os que verdadeiramente gostam de nós e nos querem bem! Na altura nada disso nos vem à mente. Só o que queremos é despejar tudo o que nos sufoca e nos faz mal e quem melhor do que alguém que não nos conhece e não nos critica, só nos ouve simplesmente... com uma segunda intenção, verdade! Mas na altura isso é secundário, sem dúvida alguma!
Uns largos meses depois se passaram e apercebo-me que nunca nos vimos! Apercebo-me que nunca lhe ouvi a voz!
Confrontei-o com esse desejo, de nos vermos via web, pessoalmente ou até nas últimas das hipóteses falarmos por telemóvel, mas nada... arranjou mil e umas desculpas que na altura me soaram crediveis na minha carência... na minha ilusão de acreditar em alguém ou em algo que mesmo não sendo palpável, mesmo não estando ali comigo físicamente eu sabia que existia e que nos momentos que teclávamos estava ali presente mesmo que virtualmente... em tempo real!
Estranho... hoje sei que sim, mas na altura era o que me chegava, bastava até...

Contudo, comecei a apanhar uma contradição aqui... outra ali... e confrontei-o! Na altura ele inverteu os papéis e fui eu a má da fita! Eu é que passei por calculista, por invadir a vida dele, enfim... conseguiu de tal forma fazer-me sentir culpada que eu própria acreditei nisso.
O que faz uma mente frágil... O que faz uma pessoa estar carente de tudo...
Uma táctica que tinha era que sempre que discutíamos ficava dias a fio sem aparecer. Porque sabia que quando voltava, tudo estaria mais calmo... Porque o que eu queria era tê-lo ali comigo, nem que fosse uns minutos, segundos até...
Engraçado, que era só ele que sabia as minhas rotinas. Era ele que me procurava, por isso mesmo... ele tinha o controle de tudo "nesta relação".
Eu, andava ao sabor do vento dele, das suas vontades e desejos...
Ele tinha o hábito de perguntar o que eu vestia, com quem saía, onde eu ia, gostava de saber tudo, até nomes das pessoas com quem eu me relacionava... na altura via tudo tão natural, normal até...
Hoje vejo tudo claramente! Vejo que me quis conhecer ao extremo para poder manipular!
Há 2 anos a trás não via nada, ou melhor, via o que a minha carência queria ver, nada mais...
Esta "relação" estava de tal maneira enraizada em mim que não me permitia relacionar com mais ningém! Não conseguia, simplesmente... o via em todo o lado...
... Via! Uma foto que ele punha no visor...
Hoje em dia, sei que ele podia pôr a foto de quem bem entendesse. Como também ele poderia muito bem ser um velho, um miúdo ou até mesmo uma mulher!! Pois, nunca irei saber... porque consegui libertar-me deste vício. Terminou sem nunca lhe ver o rosto, ouvir a voz... Ficou uma lacuna, eu sei...

Dei um basta, quado as agressões verbais começaram a ser uma constante! Quando ele via que não me conseguia levar, a sua arma de arremesso era agredir-me verbalmente. Não com asneiras, não! Mas sim com suposições deturpadas à minha pessoa. E claro, o facto de não o conhecer passado tanto tempo, começou a ser um tormento constante e vários "ses" invadiram-me a mente. O que começou a ser insuportável para mim e até para este convivio...

Já no final, numa das nossas muitas conversas, pus-lhe entre a espada e a parede!
Ou nos vemos pela web, ou pessoalmente ou nos falamos por telefone! Senão, terminamos esta loucura!
Lógico, a sua reacção foi a esperada!
Optou em pôr fim aos 2 anos de convivência virtual do que se mostrar na sua verdadeira essência...
Hoje estou bem... reencontrei o amor com uma pessoa de carne e osso mas...
... Inevitavelmente a sombra desta rejeição, como dos porquês de ele nunca ter querido mostrar-se físicamente e verbalmente, irá acompanhar-me... infelizmente...
Quem sabe um dia não consiga desmistificar este enigma..."

Bom, que ilação retiramos daqui?! Tantas!!
- Termos atenção com quem falamos via net!
- Dismistificar que só acontece estas situações a quem não tem cultura, estudos e afins... Errado! Não tem a ver com o que se aprende com os livros mas sim com a vida! Nomeadamente com os sentimentos, vivências de cada um...
- Não canalizarmos as nossas carências, fragiidades para a via mais cómoda! O desconhecido! O que nada diz, só ouve! O ombro amigo, o que nada pede em troca... A factura no final pode ser bem mais caro, como foi o caso desta leitora! Onde ficou com uma lacuna para colmatar!

Mesmo que hoje, muitos de vós ao ler este post pensem: bolas, que maluqueira!! Eu nunca na vida cairia num conto do vigário destes! Mas o certo é que não sabemos o dia de amanhã e o que hoje é certo amanhã pode ser incerto! Como não sabemos a volta que a nossa vida dá e com ela a nossa mente...

Um alerta pertinente!
Vamos todos fazer uma pausa para refletir...

Se acham que o post é tudo um mero devaneio aqui tem a realidade!