Tuesday, June 1, 2010

A mim, o calor não me tira a fome

Aliás, estou desconfiada de que nada me tira fome: nem o calor, nem o stress, nem a tristeza, nem a alegria, nem se ficar doente, nem se me sentir no auge da minha energia... E não será fome: é vontade de comer porque a comida continua a significar prazer, se está frio apetece pizza, se está calor apetece gelado. Será que vai ser assim para sempre? Acho que sim mas também acho que estou mais forte, mais forte do que a compulsão. Esta é a primeira vez que o digo com certeza absoluta e inabalável: já não sou vencida pela comida! Ontem foi um dia muito importante a nível profissional, com muita tensão e repleto stress e, claro, a meio da tarde já tinha pensado em bolos e em empadas e até em chocolates. Ao longo destes meses de RA fui descobrindo que a primeira coisa que eu devo fazer quando me vem esta necessidade, é não obedecer imediatamente, inventar uma desculpa que convença o meu cérebro a esperar sem desesperar, do tipo "não vais às compras agora porque foste ontem e não precisas de trazer nada, é rídiculo ires só para buscar bolos", ou em caso mais extremos "acabaste de almoçar, espera mais um pouco e depois já vais comer um bolo". Quando isto não resulta, tenho três opções:
  • beber imensa água e convencer-me que o meu corpo tem sede e não fome;
  • distrair-me com exercício, ler, tomar um belo banho com direito a todo o tipo de mimo;
  • lembrar-me de 2 coisas muito importantes: o passado, com tudo o que eu já sofri por ser gorda e o futuro, que continua a depender apenas de mim e que eu quero que seja muito diferente.
E sabem que mais? Pode até ser que isto leve algumas horas mas passa e não deixa vestígios nenhuns!
Sou realmente alguém muito diferente daquela pessoa que começou este blog e sei que desta vez não vou desistir de mim. Pode demorar tempo, pode exigir esforço, podem haver dias maus com muitos deslizes, mas sei que se quero mudar tenho que continuar a lembrar-me que sou eu que faço as minhas escolhas.
Posso dizer-vos que não comi porcaria nenhuma ontem, a comida não teria feito o dia correr melhor e, hoje, só numa de curiosidade fui espreitar na balança e lá estava: 78,4 (com pijaminha de verão)! Ah, pois é, - 400g que ontem! Portanto há combustível mais que suficiente para seguir em frente! Se tivesse que fazer um ponto da situação, diria que estou ainda sem vencer a guerra, mas já com
muitos rounds ganhos e estou por cima da compulsão a dar-lhe uns murros valentes a ver se ela fica KO :D