Thursday, February 4, 2010

Cinema

Não sei se já referi mas sou uma fanática por cinema: posso passar horas a ver filmes e adoro estar em frente ao grande écran. Não sou, claro, nenhuma perita em filmes mas conto com tantos na bagagem que posso falar sobre eles com algum à-vontade :D mas será apenas a minha opinião.

A lista dos nomeados saiu e, apesar de para mim não ser fundamental que um filme receba prémios para ser bom (em 2008 o prémio foi para No Country for Old Man
, que para mim foi dos filmes mais enfadonhos de sempre, mas em 2009 Slumdog Millionaire arrebatou tudo e todos - e o Óscar - e é dos melhores filmes de todos os tempos), despertam-me sempre alguma curiosidade aqueles que, seja porque motivo for, caem nas bocas do mundo. Não foi surpresa ver Avatar e Inglourious Basterds nomeados na categoria de melhor filme porque foram, de modos diferentes, os dois grandes filmes do ano (sim, eu gostaria que o mundo fosse como o dos seres azuis e adorava que a 2ªGuerra Mundial tivesse terminado exactamente segundo a perspectiva de Tarantino), mas há um nomeado que eu não esperava, talvez porque ainda não o vi. Já há largos meses que oiço falar do Precious (baseado no romance "Push") e das polémicas que gerou, a forma como comoveu as pessoas e, sim, por ser um filme que tem o dedinho da Oprah na produção.

"A adolescente afro-americana, obesa, analfabeta Clareece "Precious" Jones (Gabourey Sidibe) vive no Harlem com sua familia desajustada; engravidada duas vezes pelo pai e numa relação destrutiva com a sua mãe (Mo'Nique). Precious recebe o convite para entrar numa uma escola alternativa, onde tem esperança de poder mudar a direcção da sua vida.

O filme conta também com Mariah Carey que faz o papel de uma assistente social Mrs. Weiss, Paula Patton como a professora de Precious, Ms. Rain, e Lenny Kravitz como John, um enfermeiro."

Estréia em Portugal no próximo dia 11, Gabourey Sidibe (a rapariga que faz o papel principal) que se estréia no cinema está nomeada na categoria de melhor actriz principal, ao lado de nomes como Meryl Streep, o que para mim só pode significar que é um filme que parte tudo. Vou vê-lo certamente (espero que não me dê para chorar, que é o mais provável) e bem, para quem esperou que a Disney voltasse às origens vai estreiar também a Princesa e o Sapo :)