Tuesday, February 2, 2010

Eu a emagrecer e a minha família ainda gorda...

Conversa ao telefone com a minha mãe:
- Então, filha, continuas a emagrecer?
(eu hesito, quando falo com alguém que tem excesso de peso, parece que ofendo com o meu emagrecimento, principalmente a minha mãe que encara isto como uma doença ou uma maluquice...)
- Sim, já perdi os quilinhos do natal e mais um bocadinho...
- Quanto pesas? (e noto logo um tom preocupado)
- 80! (respondi, eu com o orgulho possível)
- 80???? Então estás no teu peso certo!
(e eu pensei, lá vem a mesma conversa outra vez)

- Não, mãe, ainda tenho muito para perder, quero baixar os valores do colesterol (sim, aqui tentei apelar a razões médicas...)
- Oh, já andas a tomar comprimidos para o colesterol, para quê emagreceres mais se és linda é assim?
- Linda? Linda naquele género de boneca balofa...
- Oh, filha, mas se perdes mais peso garanto-te que ficas feia!

(e ela vence-me pela exaustão!)

E volta e meia é assim. Tenho uma família de pessoas gordas, que querem continuar a ser gordas e querem que eu também seja. Não sou daquelas pessoas chatas que, porque está a fazer dieta, quer obrigar toda a gente a fazer dieta, nada disso: quando regresso à casa dos pais sou eu que preparo as refeições e faço comida normal, tendo cuidado com a minha (muitas vezes tenho que comer
apenas sopa, coisa que arrelia imenso a minha mãe). Aproxima-se a altura em que vou a casa e já sei que vou ouvir muito esta conversa de "já estás bem assim", até a minha avó que me chamava tanto de gorda, põe-se a dizer "daqui a nada estás encovada e depois és feia!". Posso concordar que estou melhor do que antes mas não estou nada no peso ideal, vou mostrar-vos uma montagem em que reúno alguns pesos:



Acho que até pôr as fotografias lado-a-lado não tinha reparado em tantas diferenças. Não é só no corpo, no peso, na cara: parece que ao perder quilos ganhei vida, pareço mais feliz :) e realmente estou, portanto não vejo mesmo razão para parar agora, quero mais, é bom voltar-me a ver ao espelho e sorrir, é bom não ter medo que olhem para mim e sorrir para as pessoas e ouvir muitas vezes "estás tão bonita". Porque é isso que me acontece, geralmente não me dizem "estás mais magra", dizem-me que estou mais bonita porque a luz que passa de nós quando nos sentimos felizes é o que os noutros notam logo :D mas claro que estar mais jeitosa também faz parte!