Wednesday, December 16, 2009

5 meses depois!

Tenho reparado num certo desânimo por esta blogosfera light e sei que a altura do Natal não só intimida como também não ajuda dieta nenhuma (só se uma dieta para engordar!). Venho hoje dizer-vos que também estou cheia de medo porque nunca entrei num novo ano sem ter engordado uns bons kgs à custa de Natal e festas que ocorrem por esta altura. Mas venho também dizer-vos que tenciono ser tão forte que me superarei a mim mesma e, se eu consigo, vocês também conseguem.

Passaram 5 meses desde que faço uma RA consciente e acompanhada por uma nutricionista e já lá vão 18 kg. É verdade que continuo gorda, mas sabem há
quanto tempo não tenho 81 kg? Há 8 anos, sim há 8 anos que peso muito mais do isso e em nenhuma dieta consegui resultados como os que tenho agora. Não pensem que tem sido de alguma forma fácil, porque toda a vida sofri de compulsão alimentar, sempre me faltou auto-estima, nunca me senti forte apesar de fingir sê-lo. Mas cheguei a um ponto em que olhar-me ao espelho era insuportável ao ponto de me fazer chorar por não reconhecer quem via no reflexo; o meu valor de colesterol atingiu valores astronómicos e fui avisada de que teria um ataque cardíaco aos 40; vi os meus valores de cálcio descerem pelo desgaste que o peso faz nos ossos e isso só é possível recuperar até aos 30 anos; à custa do esforço de carregar quase 100 kg tive uma crise de nervo ciático tão grave que deixei de conseguir mexer as pernas e tinham que me pegar porque os meus braços não conseguiam mover tanto peso. E à custa do meu excesso perdi muitas coisas, coisas que me impedi de fazer por ter vergonha de mim. Anos da minha vida trocados por bolos, chocolates e tudo o que me pudesse fazer sentir o conforto e a dormência de não sentir frustrações e tristezas, que ao fim ao cabo nunca desapareceram e só se agravaram.
Quero dizer-vos que não esperem até ficarem como eu estava para mudarem a vossa vida, nem julguem impossível essa mudança!

Trago-vos as fotografias da minha progressão, são importantes para que eu perceba as diferenças que caso contrário não notaria. Tirem também vocês fotografias deste género para que possam ir comparando a vossa evolução mesmo que não seja para postar, é bom para que vocês vejam e se animem pelos resultados alcançados. E coloco também estas fotografias para vos mostrar que, por mais difícil que seja o caminho, temos força para fazer milagres :)






Menu de segunda-feira
:
Pequeno-almoço
1 pêra
3 tostas integrais com queijo fresco
1 copo de leite de soja com café
Almoço
sopa de agrião sem batata
1 ovo e 12 castanhas cozidas

Tarde
1 romã
Lanche

2 tostas com queijo fresco
1 iogurte líquido 0%/0%
Jantar
sopa de agrião sem batata
1 iogurte de pedaços 0%/0%

Menu de terça-feira:
Pequeno-almoço
3 tostas integrais com queijo fresco
1 iogurte líquido 0%/0%
Almoço
sopa de abóbora sem batata
pão de cereais com atum conservado em água
Lanche
3 tostas integrais com requeijão de cabra
1 copo de leite de soja com café
Jantar
Sopa de ervilhas sem batata