Monday, December 7, 2009

As Luzes e as Mudanças deste Natal

Por causa do desafio da Ximi, há 2 fins-de-semana que saio à noite com o propósito de ver as luzes de natal e têm sido dos melhores passeios. Foi bom ter havido alguém a lembrar-se que o natal também é isso: cor, brilho, muita luz e passeios tranquilos em noites frias :)

Estas foram tiradas em Lagos:


Estas foram tiradas em Lisboa:

(exacto, o Marquês de Pombal está embrulhado em algo que denomino por papel higiénico natalício :D)



Aproveito para falar de como será diferente o meu Natal em relação a todos os outros natais da minha vida.
Para mim o Natal sempre foi uma altura muito preenchida, tanto em termos de presentes e família, como de comida. Nas últimas duas semanas de todos os anos engordava bastante, entre 5 e 10 kg (sim, não me enganei a escrever, por vezes eram mesmo 10 kg). Desde a adolescência que era minha tarefa ocupar-me da parte da doçaria natalícia e fazia sempre imensas coisas, tantas que sobravam para comer quase até à passagem de ano, altura em que voltava a fazer mais doces para encher a mesa. E bom, a verdade é que gosto muito de cozinhar, fazer coisas boas e ver que os outros comem deliciados aquilo que faço mas realmente vou para este Natal sem a ideia de que é uma altura para me empanturrar até cair para o lado sem pensar em mais nada. Muda também o facto de ir passar o Natal com a família do Príncipe e afasto-me um pouco dos hábitos de comilância da minha família (sim, chega a ser exagerado, há comida a mais e come-se sempre como se não houvesse amanhã...daí que sejam todos a dar para o gorducho). Ou seja, decidi passar o Natal com a pessoa que agora é tão importante como a minha família, mas que também tem hábitos mais saudáveis. Ainda assim, será O NATAL e haverá muita coisa boa a rodear-me e eu mesma não abro mão de fazer alguns bolinhos. A diferença é que desta vez não me interessa ser escrava da comida: provarei tudo o que me apetecer mas será isso mesmo, provar. Os próprios doces que fizer serão servidos em doses pequenas para que não seja obrigada a servir-me uma porção maior do que aquilo que devo. Por agora, parece-me que a grande diferença e a minha maior aliada é a consciencia, que me faz valorizar aquilo que já consegui para continuar a libertar-me de compulsões e passar pelo Natal como nunca antes: sem engordar!