Thursday, December 3, 2009

Carta para o Pai Natal e 3 Receitas Light

Querido Pai Natal,



Esta é a primeira vez que te escrevo, espero que não te zangues por isso e que te lembres do meu esforço para fazer a minha irmã acreditar em ti e escrever-te sempre :)

Peço-te que a minha vida seja cheia de amor, saúde e alegria...e lamento
que mais de metade do nosso planeta não disfrute de coisas tão simples mas tão vitais, faz diferente este ano e dá essas coisas a mais gente.

Queria pedir-te que não deixes a minha força esgotar-se ou a minha motivação desvanecer-se, nem peço para emagrecer, nem para passar a todas as disciplinas com facilidade: dá-me apenas uma coragem e uma energia que se renovem constantemente e nunca me deixem vacilar :D que eu trato do resto!

E, bom, claro, farei uma listinha de coisas mais materiais que me podes trazer caso passes na minha chaminé (lembra-te que este ano, pela 1ª vez na vida não estarei na minha casa mas sim na do Príncipe!):
  • Fúria Divina, de José Rodrigues dos Santos (haviam mais livros para pôr na lista - que vício o meu!!!)

  • 1 Perfume (Euphoria, Boss Orange, não sei...)

  • 1 iogurteira, porque ando a babar-me cada vez que alguém diz que fez iogurtes que são das coisas que mais gosto de comer!

  • Bilhetes para Cranberries a 10 de Março, aliás aceito bilhetes para tudo o que for concertos, festivais e espectáculos mil :D

  • Wii Fit e esta percebe-se logo sem explicar :)

E pronto, velhinho fofinho, vem visitar-me e desculpa por não me ter ido sentar no teu colo quando passo por ti no Colombo mas...ainda estou muito gorda para garantir que não te esmago :D

Beijinhos






3 Receitas de Pratos Light para o Natal


Posso dizer-vos que estas receitas são próprias da minha vida já foram totalmente experimentadas e aprovadas :D podem confiar que são muito saborosas e saciantes!



Salmão com Caril e Banana em Papelote (receita do Príncipe)

Ingredientes:

4 postas de Salmão

sumo de 2 limões

4 dentes de alho

gengibre ralado no momento q.b.

Caril q.b.

Sal q.b.

Pimenta moída no momento q.b.

2 Bananas médias

Num pirex coloca-se papel de alumínio e por cima, apenas na base, papel vegetal (podem fazer-se 4 papelotes ou, para o caso de serem muitas postas ou o tempo disponível ser pouco, pode ser um único papelote com tudo).



Coloca-se o salmão e rega-se com sumo de limão. De seguida, tempera-se com sal, os dentes de alho picadinhos, polvilha-se com pimenta, gengibre e caril a gosto. Cortam-se as bananas em rodelas e dispõem-se sobre os lombos de salmão.

Fecha-se o papelote e leva-se ao forno pré-aquecido a 200º por cerca de 20 minutos.

Podem ver o aspecto delicioso nesta foto! Neste dia foi acompanhado por uma salada de alface, cebola, cenoura e beterraba, e um arroz de abóbora e courgette, salpicado com amêndoas e passas :) colorido e diversificado: tudo o que se precisa para manter uma dieta com o ânimo lá em cima!



Polvo no Forno com Legumes

Ingredientes:

2 kg de polvo (que deve ser previamente cozido)

2 cebolas às rodelas


1 lata grande de tomate pelado

6 dentes de alho picados

6 batatas doces em cubos, meio cozidas

2 cenouras às rodelas, meio cozidas

2 courgettes às rodelas

500g de abóbora em cubos, crua

cogumelos frescos q.b.

500g de castanhas congeladas

Tâmaras q.b.

500 ml de vinho branco


Sal e pimenta q.b.

Piri-piri (opcional)



Prepara-se o molho colocando numa frigideira com um pouco de azeite, as cebolas, o alho e o tomate partido finamente. Quando estiver apurado, tempera-se a gosto e junta-se o vinho, deixando ferver por 2 minutos.

Num tabuleiro grande, dispõem-se os vegetais todos e termina-se com o polvo. Deita-se o molho por cima de tudo. Vai ao forno por 30/40 minutos a 200º.

Apesar de não ter foto, devo dizer-vos que é das receitas mais apreciadas pela sua variedade de sabores, texturas e cores e tudo isto sem levar gordura
nenhuma sem ser aquele bocadinho incial do molho :)



Peito de Peru Recheado

Ingredientes:

1 peito de perú aberto

1/2 embalagem de espinafres frescos

6 dentes de alho

1 requeijão light

nozes picadas q.b.


sal e pimenta q.b.

1 cebola em rodelas

1 cerveja

Sumo de 1 limão

Sementes de sésamo q.b.



Marina-se o peito de peru em sumo de limão, sal e pimenta, durante 3 horas. Num pouco de azeite, refoga-se o alho e os espinafres, juntando de seguida o requeijão esfarelado e as nozes, tempera-se a gosto. Recheia-se o peito de peru com esta mistura e enrola-se, fechando com fio ou com palitos.


Vai ao forno por cerca de 40 minutos a 200º, em cama de cebola e rega-se com a cerveja. Polvilha-se abundantemente com sementes de sésamo.



Nesta foto tinha feito com peitinhos, ou seja, porções individuais e não um peito dos grandes que se parte depois. Se acharem que a carne fica demasiado seca, podem envolver o exterior com fiambre de frango quando vai ao forno. Acompanhei com arroz de cenoura e salada de alface, ananás, pepino e sementes de abóbora :)