Monday, December 28, 2009

Natal: o rescaldo

Infelizmente andei longe dos computadores por estes dias e queria ter-vos desejado um Natal muito feliz, em retribuição do vosso carinho constante :)

Venho agora meio à pressa postar o que me falta: as receitas light e boa acção
não-material!

Bolo rainha light


Massa:
1 laranja, raspa e sumo (50ml)

50ml de leite de soja

50g de açúcar

50g de manteiga de soja

1 ovo

2 colheres chá de vinho do Porto

Uma pitada de sal

250g de farinha de trigo T65

100g de farinha de trigo integral
1 saqueta de fermento biológico

Recheio
: 150g de frutos secos a gosto – usei amêndoas, avelãs, pinhões, nozes e castanhas cozidas
40g de coco ralado

Cobertura
: frutos secos a gosto – usei nozes, amêndoa laminada e cerejas cristalizadas

Rale a casca da laranja e tire o sumo.
Como adepta da máquina de fazer pão, faço tudo nela mas podem fazer de modo tradicional. Colocam-se todos os ingredientes na cuba na ordem recomendada para a sua máquina, com excepção dos frutos secos, e seleccione o programa “Massa”.
Parta os frutos secos grosseiramente
Quando o programa chegar ao fim, adicione os frutos secos e o coco do recheio e volte a seleccionar o programa “Massa”. Quando terminar, retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada, forme uma bola, faça um buraco no meio e molde uma coroa.
Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal ou silicone, tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume (pode-se acelerar este passo levando-o ao forno a 50º por 30 min).

Cobertura:
Depois da massa ter levedado, distribua os frutos secos pela superfície do bolo. Leve ao forno a 170º e deixe cozer durante cerca de 40 min.

Rabanadas no forno


(imagem da net)
Ingredientes para 4-6 pessoas:
1 cacete
* cerca de 1/2 litro de leite de soja
* 1 colher de sopa de açúcar amarelo
* 1 pau de canela
* raspa de 1/2 limão
* 3 ovos
* azeite q.b. para assar
* açúcar amarelo e canela em pó q.b. para polvilhar

Corte o cacete às fatias com cerca de dois dedos de espessura. Leve ao lume o leite misturado com o açúcar, o pau de canela e a raspa de limão. Molhe as fatias de cacete nesta mistura e depois nos ovos batidos. Escorra bem e coloque as fatias num tabuleiro untado com azeite. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 150º até ficarem douradinhas. Vire as rabanadas a meio da cozedura e verifique se é necessário untar novamente o tabuleiro com azeite. Quando estiverem prontas polvilhe-as com açúcar e canela.


Estrelas

Ingredientes:
Figos secos
Amêndoas sem pele às metades

Não sei se conhecem as famosas estrelas do algarve, mas são muito boas e uma boa opção de doce que pode ser considerado light quando comparado com outros. Basta que espalmem os os figos com um rolo da massa e lhes façam um golpe superficial todo à volta. Insiram as metades de amêndoa e, voilá!, temos estrelas :)

Foi uma semana muito difícil para mim... Acho que o facto de ter tanta família e de ter a mania de querer que tudo corra bem como se tudo dependesse de mim, acaba por me fazer ficar exausta. Posso adiantar-vos que hoje a minha balança regista 2kg a mais...sim, 2kg. Desanimo-me ligeiramente mas não estou a pensar desistir. Talvez pudesse ter feito melhor, mas isto foi também o melhor que alguma vez consegui fazer. Tenho um grave problema com o açúcar e isto serve também para confirmar isso. Depois de tanto tempo a eliminá-lo do meu organismo consegui observar com clareza o que me acontece quando volto a inserir açúcar nos meus dias: fico irritadiça e tensa, sou levada a pensar que preciso de mais açúcar, sinto-me bem por uns momentos e volto a sentir-me angustiada. Conheço bem este ciclo e não me interessa voltar a entrar nele. Pensei que me podia dar ao luxo de abrir excepções por estes dias só que a semana foi festa dia sim dia não e, apesar de regradamente, o açúcar existiu, a água foi menos, o exercício quase que foi resumido a algumas caminhadas... Não, realmente não me adianta de nada ficar triste: este será ainda assim considerado um balanço positivo para mim e tenho força para perder o que ganhei e continuar :)
Bem, isso leva-nos à boa acção. Para além de ter visitado uma tia-avó que já está velhota mas que me adora, na manhã de dia 24, decidi passar a passagem de ano com a minha família (sim, o Príncipe também!). Apesar de já ter outros planos, vi que isso faria a minha mãe muito feliz e convenci a minha irmã a ficar em casa também: estava certa, não só a minha mãe ficou radiante como continua a estar até hoje!

Mais dias complicados de lidar, já com pouca certeza de chegar a 2010 longe dos 80's mas ainda assim não poderei dizer que estou desiludida porque, como já disse: estou onde nunca pensei estar tanto fisica como mentalmente!

Deixo-vos o filme que fui ver ontem. É verdade que ia com as expectativas baixas, preparada para tolerar mais um filme de ficção científica de largo orçamento, mas a surpresa e o encanto venceram-me depois de meia hora: imagens lindas, grandes lições de vida e uma earth connection que me deixou esmagada :) aconselho!