Friday, June 17, 2011

Música Portuguesa - Maria João, uma Grande referência da Música Nacional, mormente, ligada ao Jazz!



Maria João & Mário Laginha - "Beatriz"

Maria João - "Beatriz" - (Ao vivo no Hot Clube)
Maria João - "A outra"

Maria João - "Estranha Forma de Vida"

Maria João - "Escurinha"

Bobby McFerrin & Maria Joao - (Jazz Vocal Puro)

Maria João & Mário Laginha - "My Skin" - (live)

Maria João + Gilberto Gil - "Preto e Branco"

Maria João & Mário Laginha - "A Minha Pele"

Maria João - "Valsa Brasileira"

MARIA JOÃO & MÁRIO LAGINHA - "Ive Grown Accustomed to His Face"

«Maria João

Biografia

Maria João Monteiro Grancha nasceu em Lisboa, no dia 27 de Junho de 1956, filha de pai português e mãe moçambicana. Da infância guarda imagens dispersas e coloridas de uma África já não tão distante assim. Das férias passadas por lá, do calor, das praias com redes por causa dos tubarões...
A entrada na adolescência revelou o seu espírito rebelde e inquieto. A menina gordinha, de óculos e cabelo encrespado não gostou nada de ser chamada «caixa de óculos» e «Gungunhana» pelos colegas louros e magros do Colégio Inglês, St. Julian School, e aprendeu a defender-se como podia, com um murro aqui e um pontapé ali.
Aos 13 anos, o patinho feio mudou: emagreceu e tornou-se uma mulher!
Descobriu então os rapazes, fugia da escola, não punha os pés nas aulas. Em resultado, passou a aluna interna para o colégio da Bafureira, que nem por isso constituiu obstáculo às fugas. Incontrolável, foi expulsa ou convidada a sair de 5 colégios, para enorme desespero da mãe!

Aikido .... a salvação

Surge então o desporto, a derradeira tentativa... Primeiro a Natação e depois a escola do mestre Georges Stobbaerts, onde saltou do Ioga para o Judo e Karaté, até se encantar pelo Aikido, que, além de lhe incutir regras e disciplina, lhe valeu um orgulhoso cinturão negro. O Aikido mudou-lhe a vida, sendo ainda hoje uma das suas paixões. Praticava intensamente todos os dias da semana e, por essa altura, começou também a dar aulas de natação a crianças autistas, através da Direcção-Geral de Desportos.

A descoberta da música

A música cruzou-se nos seus caminhos sem aviso. Nunca tinha sonhado ser cantora e até nem ouvia muita música. Ouvia o que passava na rádio e gostava muito da cantora Joni Mitchel.
Por estranho que pareça, foi num curso de nadador salvador que Maria João, pela primeira vez, teve noção dos seus dotes vocais, graças a uma colega – Cândida (obrigado Cândida!!), que era cantora e a fez constatar: «eu berro mais que a Cândida!» A Escola de Natação fechou e a praia e a boa vida foram uma hipótese a considerar, até que um amigo guitarrista a convidou a integrar a sua banda rock, como vocalista. Esqueceu-se apenas de avisar que a banda era tão perfeccionista que só ensaiava. Um mês foi suficiente para Maria João dar por finda a experiência.

Hot Club

Em 1982, quando abriram inscrições na Escola de Jazz do Hot Club, o amigo desafiou-a para a audição. Sobre Jazz, Maria João lembrava-se dos CascaisJazz, festival organizado por Luis Villas-Boas, de ter visto o Miles Davis, o Keith Jarrett, o Jean Luc Ponty, a Nancy Wilson! Não percebia nada, mas gostava imenso. Para a audição, escolheu a música brasileira “Cantador”, da autoria de Dori Caymmi, que conhecia na voz de Flora Purim. Ensaiou-a vezes sem conta, mas chegada a audição, os músicos pediram-lhe as partituras. Não tinha, nem tão pouco as saberia ler, por isso, atirou-se a um improviso sobre o clássico de Cole Porter, “Night and Day”. Foi admitida de imediato, sem que tenha chegado a saber se entrou pela espectacularidade do improviso ou porque havia falta de cantores no Hot!
Durante os meses que esteve no Hot Club aprendeu a ouvir, porque para aprender a cantar tem de se saber ouvir. E ouviu muito, as divas do jazz e não só: a Ella (Fitzgerald), a Billie (Holiday), a Elis (Regina) ... apaixonou-se pela Betty Carter, progrediu para o Al Jarreau e outros cantores de vanguarda. Ainda no Hot Club, formou o seu primeiro grupo – Maria João & Friends – e foi também nesses tempos que se estreou em concerto, na abertura de um restaurante. O concerto corria como estava previsto até que, na terceira música, se esqueceu de tudo e teve que improvisar em scat. Um sucesso e uma sensação fantástica, algo assim como voar.

Primeiros tempos

Ainda em 1983 saiu o primeiro disco, Quinteto de Maria João, recheado de standards americanos, entre eles "Blue Moon", popularizado por Billie Holiday. Data também dessa época uma participação no disco de Jorge Palma, Acto Contínuo. Em 1984 foi a anfitriã de um programa televisivo de jazz, no qual foi galardoada com o prémio de revelação do ano.
Já em 1985 subiu ao palco do Festival de Jazz de Cascais, a prova de fogo, de onde saiu com os aplausos do público e da crítica. Cem Caminhos, o segundo álbum com o quinteto, foi lançado nesse ano e inclui 2 poemas musicados de Eugénio de Andrade e clássicos como "Take Five", "Lush Life" ou "My Favorite Things". Arrecadou mais dois prémios, um no prestigiado Festival de Jazz de San Sebastian (Espanha) e o outro atribuído pela Revista Nova Gente, como intérprete feminina do ano.
Em 1986, Maria João aventurou-se numa tournée avassaladora pela Alemanha, num ritmo de 24 concertos em 5 semanas, dados em pequenos clubes de jazz, com direito a cachets miseráveis e noites mal dormidas. Foi também neste ano que saiu o seu terceiro disco, Conversa, lançado pela editora alemã Nabel e já com um novo quinteto.
Num dos concertos da tournée alemã, teve uma espectadora especial que, depois de a ouvir, a convidou para cantar com ela: a pianista japonesa Aki Takase.

Ela e Aki

Aki Takase movia-se no mundo do free-jazz; Maria João cantava ainda muito presa aos standards norte-americanos e o contacto com a pianista marcou a viragem para um estilo e repertório mais seus. Com Aki, Maria João descobriu que é possível fazer tudo!
Largou o quinteto e embarcou pela Europa fora, com a sua voz, com Aki e o piano. Durante 5 anos, enlouqueceram os públicos dos festivais de jazz europeus, arriscando tudo na corda bamba dos improvisos, umas vezes com, outras vezes sem, o contrabaixista Niels Orsted-Pedersen.
Pelo caminho, lançaram dois discos, gravados ao vivo: Looking for Love, em 1987, gravado no festival de jazz de Leverkusen e Alice, em 1990, gravado no Festival de Nürnberg. Em 1990, nasceu o seu filho, João Carlos e a vontade de rumar em outras marés começou a fazer-se sentir em Maria João. Chegava ao fim o ciclo de loucuras com Aki Takase e a cantora regressava à pátria, envolvendo-se num projecto com o grupo português Cal Viva.

Cal Viva

Do Cal Viva faziam parte conceituados músicos portugueses como José Peixoto, Carlos Bica, José Salgueiro e Mário Laginha, e o resultado da colaboração saiu num disco intitulado Sol, em 1991, onde a música tradicional portuguesa e o jazz se fundiram em sons bem originais. Seguiram-se então novas tournées com o grupo, divertidas, mas duríssimas. Do projecto Cal Viva não saiu mais nenhum trabalho discográfico e, no ano seguinte, os desafios foram outros.

Outras experiências

Em 1992, Maria João trabalhou com a cantora Lauren Newton e em quarteto com Christof Lauer, Bob Stenson e Mário Laginha, participando igualmente no Europália e na Expo de Sevilha.
O prestígio alcançado pela cantora, foi, mais uma vez, confirmado no contrato com a famosa editora de jazz, Verve.

Maria João e Mário Laginha

O disco Danças, lançado em 1994, já pela Verve, marcou o início de uma nova fase e de um novo duo, que persiste até hoje, com o pianista Mário Laginha. Após vários anos de projectos comuns com uma zanga feia pelo meio – Laginha fez parte do quinteto inicial, voltando a trabalhar com a cantora em 1991, no grupo Cal Viva – os dois músicos empenharam-se num disco diferente, só com piano e voz.
Seguiram-se-lhe, até 2005, mais 7 discos em conjunto: Fábula, Cor, Lobos, Raposas e Coiotes, Chorinho Feliz, Mumadji (ao vivo), Undercovers e Tralha. A cumplicidade entre Maria João e Mário Laginha tem feito deste encontro um dos mais felizes da música portuguesa, bem comprovado na originalidade e consistência de um duo com mais de dez anos.
Para além dos trabalhos discográficos, João e Laginha têm sido convidados a integrar diversos projectos, com destaque para: o espectáculo “Raízes Rurais, Paixões Urbanas”, encenado por Ricardo Pais, em 1998, onde o fado e a música folclórica e tradicional se cruzavam com a música do duo; a colaboração com a companhia do coreógrafo Paulo Ribeiro, onde temas dos discos Fábula e Cor foram transportados para a linguagem da dança, num espectáculo estreado no P.O.N.T.I, em 1999 e intitulado “Ao Vivo”; a participação na curta-metragem “Canção Distante”, de Pedro Serrazina, no âmbito do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura; o espectáculo “O Movimento do Som. O Som do Movimento”, em 2002, projecto de fusão entre a música e as Artes do Budô (artes marciais japonesas), realizado em conjunto com o Tenchi International, local onde a cantora pratica Aikido.

Colaborações e projectos

À parte do duo que forma com Mário Laginha, Maria João é frequentemente convidada a colaborar com outros músicos de grande prestígio. Em 2001 iniciou um trabalho com o grupo de Joe Zawinul (1932-2007), ex-teclista dos Weather Report, com o qual se apresentou ao vivo, por mais de um ano, em diversos festivais de jazz europeus.
Desde 2003 tem igualmente desenvolvido um interessante trabalho com o quarteto de sopros austríaco Saxofour, com o qual gravou dois discos: European Christmas e Cinco.
2003 também lhe reservou uma agradável surpresa: o convite para o cargo de directora da Escola de Música da Operação Triunfo, um concurso televisivo de revelação de novos cantores. O desafio foi aceite com enorme energia por parte da cantora, que se entregou de corpo e alma ao projecto, em duas edições do programa.
Em 2004 Maria João foi uma das ilustres convidadas do concerto “Gil e os quatro cantos”, do músico ex-ministro da cultura brasileiro, Gilberto Gil. Neste espectáculo, integrado no aniversário da empresa Odebrecht, participaram também Susana Bacca e Paulo Flores. Já em 2005, o dueto voltou a ser recriado num concerto de Gilberto Gil, em Monsanto, no âmbito das Festas de Lisboa.
Em 2006, a cantora foi convidada pelo guitarrista José Peixoto – amigo e colaborador de longa data – para integrar o disco Pele, com canções da sua autoria e letras de Tiago Torres da Silva. O espectáculo foi apresentado na Casa da Música, no Porto, e na inauguração do Casino Lisboa.
No ano seguinte, foi lançado o álbum João, um disco a solo, inteiramente composto por temas de compositores brasileiros. Produzido por Miguel Ferreira (Clã, BlindZero), João reune standards do cancioneiro brasileiro como “Tico-Tico no Fubá”, “Retrato em Branco e Preto”, “Canto de Ossanha” ou “Valsa Brasileira”, e canções menos conhecidas como “Dor de Cotovelo” ou “A Outra”, com arranjos bem originais.
No final de 2008 Maria João voltou ao estúdio com Mário Laginha para a edição de um álbum comemorativo de 25 anos de carreira. Chocolate regressa à formação de quinteto do primeiro disco editado com a participação de ambos (Quinteto Maria João – 1983) e conta com um conjunto de temas originais e standards que evocam a sonoridade jazz do início da suas carreiras.
Em 2009, entre a digressão de Chocolate e o ensino de canto na Academia de Amadores de Música, Maria João abraçou o projecto Ogre, que conta com a participação dos jovens músicos João Farinha (piano e teclados), Júlio Resende (piano), Joel Silva (bateria) e André Nascimento (electrónica). Uma vez mais, a cantora voa para novas paragens, explorando os sons electrónicos em canções do seu repertório ou versões de outros autores. Ogre já passou por salas como Hot Club de Lisboa, CCB, Onda Jazz ou Fábrica Braço de Prata e deverá ser apresentado em disco durante o ano de 2011. Com João Farinha, Maria João actua frequentemente em duo de voz e piano.
Ainda em 2009, Maria João juntou-se às cantoras de jazz Maria Viana e Maria Anadon, na iniciativa Vozes 3, em homenagem a Luís Villas-Boas. O projecto foi apresentado no Centro Cultural de Cascais, na 7.ª Festa do Jazz no Teatro São Luiz e ainda no festival Funchal Jazz.
No final do ano, a Orquestra de Jazz de Matosinhos convidou-a para um espectáculo na Casa da Música no mês de Dezembro. Arranjos de temas do repertório da cantora e de clássicos de jazz compuseram o repertório, que veio a ser transposto, em parte, para o disco Amoras e Framboesas, editado em Abril de 2011 pela Universal.


Durante o ano de 2010, Maria João e Mário Laginha prosseguiram a apresentação do disco Chocolate em digressões na Europa (Áustria, Itália, Andorra e Alemanha) e na América do Sul (Argentina, Uruguai e Brasil). O duo actuou na Alemanha com a Orquestra Philharmonie Essen e editou, juntamente com o cantor belga David Linx, o pianista Diederik Wissels e a Orquestra Nacional do Porto o álbum Follow the Songlines.
Também com David Linx e a Brussels Jazz Orchestra, Maria João gravou, já em 2011, o disco A different Porgy, Another Bess, que revisita o repertório da célebre ópera de George Gershwin. Com data prevista de lançamento para 2012, foi já apresentado ao vivo em Janeiro e Fevereiro, na Bélgica, Hungria, Croácia e Holanda.
Actualmente, Maria João continua a apresentar-se em duo e quinteto com Mário Laginha em várias salas europeias e a desenvolver o projecto Ogre, com concertos regulares na Fábrica do Braço de Prata em Lisboa. Com a Orquestra de Jazz de Matosinhos continuará ao longo do ano a oferecer Amoras e Framboesas em vários festivais de jazz, nomeadamente em Loulé (Julho), em França (“13ème Big-Band Jazz Festival de Pertuis" – Agosto), em Bragança e Vila Real (8º Festival Internacional Douro Jazz" – Outubro) e no auditório de Espinho (Outubro).


Mantenha-se a par dos espectáculos agendados para os próximos tempos na agenda do site.» in 
http://www.mariajoao.org/biografia/index.html

"Flor 


Meu bem meu menino
me dê o seu sorriso
a sua gargalhada escancarada
me empreste seus pés morenos.
coberto de sol
veloz sobre o areal
em corrida descalça descarada
rei da praia herói sem igual
me devolva meu coco
seu moleque bonitinho
me dê a sua bochecha
pra eu lhe pôr um beijinho
não ria de mim
ria para mim.
quer comer?
quero
farofa com arroz
batata com feijão
vai jiboiar três dia inteirinho.
tu vai inté a cidade
e eu vou também
tu vai com a praia
eu vou com ninguém
quem chegar primeiro
tem direito um pedido
tu quer uma flor
eu quero um vestido.
não ria de mim
ria para mim
quer comer?
quero
farofa com arroz
batata com feijão
vai jiboiar três dia inteirinho.
meu bem meu menino
me dê o seu sorriso
essa sua risada encantada
seus saltos mortais salgados.
porta voz, bandeira
liberdade geral
flor de areia voando sem parar
rei da praia
veloz e sem mal."