Monday, June 27, 2011

Julgas um livro pela capa?

Gostava de vos falar de um dos grandes critérios na minha escolha de livros: a sua capa... Eu sei, eu sei, há aquele velho ditado "Nunca julgues um livro pela sua capa", mas, admitamos, se um livro não tiver uma capa atraente, se não souber-mos um pouco da história, há uma grande probabilidade de nem sequer olhar-mos duas vezes... E outra coisa... se não se deve julgar um livro pela capa, porque é que há equipas enormes dedicadas a criar a capa perfeita?



Acho que muitas pessoas vão concordar comigo quando digo «Julga 100% um livro pela sua capa!» Quando entro numa livraria e vou procurando, como já disse, a capa é aquilo que me vai fazer agarrar neste ou naquele livro em primeiro lugar.

A verdade é que já encontrei os melhores livros de sempre por me ter apaixonado pelas suas capas. Aqui vão alguns exemplos:


O que me atraiu? Bem, a verdade é que não sei. Desde que vi este livro numa feira do livro que me apaixonei pela sua capa. Simplesmente chamou-me... Chamem-lhe o que quiserem, mas a verdade é que acho que as capas desta trilogia são liiiiiindas!


Ok, eu confesso, ainda não li este livro. Quer dizer, já li uma página e tal... mas escolhi este por tem um anjo esparrapachado na capa. Desde que li "A Cidade dos Ossos" que estou obececada por este tipo de coisas. Acho que esta capa não podia ser mais perfeita.


Vi este livro pela primeira vez numa feira do livro na minha escola. Foi o único de dezenas de livros que me atraiu, talvez por serem duas pessoas de sexos distintos na capa e ter uma enorme lua como fundo... Como quiserem.

Eu sei que existem milhares de pessoas que não são tão superficiais como eu, mas estou bastante confiante ao dizer que a maior parte dos meus leitores realmente são mais atraídos pelas capas do que por outra coisa qualquer, na selecção dos livros a comprar. E, com as maravilhosas capas que existem, porque não?

Ah, certo. Vou responder à minha própria pergunta. Não devemos porque podemos perder uma pérola que simplesmente não brilha tanto como as outras... Então, aqui vão alguns livros que eu provavelmente nunca teria escolhido sem alguma pesquisa, pois não estou muito certa das suas capas, mas que foram alguns dos melhores livros que já li:







Passei milhões de vezes por estes livros (alguns), antes de finalmente os ir buscar... Mas a verdade é que estou completamente apaixonada por estes livros E pelas suas capas!

Agora, aprendi a escolher também as pérolas menos brilhantes (os títulos ajudam IMENSO!!)... Mas claro que vejo sempre o resumo, para não ter desilusões.

AGORA É A TUA VEZ... Diz-me, julgas um livro pela sua capa? Prós/Contras...

Créditos: Down The Rabbit Hole (clica para visitar)