Wednesday, November 18, 2009

A Balança foi para Debaixo da Cama!


É por estas e por outras que ter um blog é algo de fantástico: seja qual for a paranóia, o drama, ou a alegria que eu tenha, vocês vêm em meu auxílio, percebem melhor do que ninguém e também comemoram comigo e são todas das melhores coisas que me podiam ter acontecido nesta altura :)

Desta vez foi a obcessão por me pesar e houve algo muito simples dito pela Ximiusa que me puxou rapidamente à razão: "mas se isto for tudo, não consegue ser "tudo" para sempre" e é verdade porque, se antes vivia para comer e a comida controlava tudo, agora a comida controla na mesma (embora no sentido inverso) porque não penso em mais nada.

É muito difícil mas não posso deixar que isto continue ou volto a ficar vazia como estava quando me empanturrava todos os dias: engordar ou emagrecer não pode ser TUDO o que importa, não pode ser a nossa única prioridade ou vai tudo dar uma grande merda!

Eu explico o que me estava a acontecer. De cada vez que me pesava por dia, se o número me agradava, ficava feliz e pensava "estou no bom caminho, tenho que me esforçar ainda mais", se o número registava mais umas gramas, pensava "mas como é que é possível? tenho que cortar mais calorias". E agora estou a pensar "porra, ao fim de mil dietas que já fizeste que nunca deram em nada, não aprendeste ainda que não é a passar fome que alcanças um peso saudável e duradouro?". Sim, foi isso que fiz estas 2 semanas, ignorei as minhas necessidades, a princípio porque achei que estava só a controlar-me, depois porque queria que a perda de peso fosse cada vez mais rápida. Minhas amigas, desenganem-se porque não é passando fome que se chega a algum lado e eu até sei porquê: primeiro porque o ser humano tem sistemas primordiais de auto-defesa e se o organismo sente que está a passar fome, começa a fazer reservas para não perder nada e, mal entra comida suga-a completamente porque a prioridade em modo de emergência é fazer reservas; e depois porque não podemos estar em constante guerra com o nosso corpo, por mais forte que a nossa mente seja, o que acaba por acontecer é que o corpo vence e descamba tudo.

Portanto, a minha balança foi para baixo da cama, porque não pode estar no meu campo visual sem que eu pense logo em pesar-me, e passarei para um sistema de pesar-me uma vez por semana e vamos ver no que dá. Para além disso, vou voltar a ser atinada e cumprir a minha dose calórica recomendada é que, mesmo que demore mais tempo a perder peso, pelo menos tenho a certeza que o corpo está a acompanhar e que será um peso para durar :)


E para agora, fica outra música que adoro... :)