Saturday, June 11, 2011

Amarante - Carta Educativa ao fim de três anos e a Montanha Pariu um Rato...



«Amarante - Carta Educativa ao fim de três anos


A câmara de Amarante decidiu cortar na construção de Centros Escolares, após ter chegado à conclusão que, “nos últimos dez e cinco anos, verificou-se uma retracção muito acentuada na frequência escolar do primeiro ciclo”.
Assim, ao contrário dos três Centros Escolares inicialmente previstos na zona de Vila Meã, será construído apenas um Centro Escolar. O mesmo sucederá com as chamadas freguesias da Aboboreira, que descem até Cepelos, em vez de dois, será igualmente construído um.
Em proposta que dirigiu ao executivo municipal, Abel Coelho, vereador com o pelouro da Educação, reconhece a necessidade de uma “redução significativa no volume dos Centros Escolares a construir, de reafectação de salas dos que já estão decididos (construídos ou em fase de adjudicação) a novas zonas de influência e manutenção de algumas situações com o horizonte de que também sofrerão ajustamentos em próxima monitorização e avaliação”.
Refira-se que as verbas do QREN para a construção de novos escolares estão esgotadas, e numa recente reunião do executivo municipal (Abril), o presidente da Câmara, Armindo Abreu, respondendo a uma interpelação dos vereadores do PSD, disse que “não formalizará candidaturas a Centros Escolares cujo projecto de execução não esteja aprovado e em condições de ser lançado o concurso para a sua construção”, explicou.
O município de Amarante refira-se, tem já em funcionamento os Centros Escolares do Marão, Roçadas (S. Gonçalo) e Freixo de Cima. Adjudicados e prestes a iniciarem a construção estão os de Madalena/Lufrei e Aboim/Vila Garcia/Chapa/Gatão. Em fase de projecto, encontram-se os de Figueiró e Travanca.
Com esta mudança de planos a Carta Educativa aprovada a apenas três anos, foi assim objecto revisão, que câmara apelida de “uma monitorização e avaliação, em função de realidades actuais” para “redimensionar as intervenções, racionalizar investimentos e recursos humanos e conseguir uma cobertura eficaz do território do concelho sem dispersão de equipamentos”.» in http://www.radioclube-penafiel.pt/_amarante__carta_educativa_ao_fim_de_tres_anos
-------------------------------------------------------------------------------------------
Tanta promessa em tempos de campanha e depois deu nisto, na falência total da administração socialista... mas atentem bem nas freguesias prejudicadas, são sempre os mesmos, o centralismo socialista não perdoa!