Friday, April 29, 2011

Ambiente e Ecologia - Temporal de granizo e chuva assola parte da cidade de Lisboa!

Temporal de granizo e chuva assola parte da cidade de Lisboa (Lusa)

«Temporal de granizo e chuva assola parte da cidade de Lisboa

Uma violenta trovoada e um temporal de chuva e granizo estão a assolar desde as 15:40 parte da cidade de Lisboa, nomeadamente na zona de Benfica, provocando a interrupção do trânsito na segunda circular.
O granizo faz parte das precipitações fortes que estavam previstas para a região de Lisboa pelo Instituto de Meteorologia, que se encontra em alerta amarelo desde quinta-feira.
Às 15:50, ainda não existiam ocorrência registadas nos bombeiros nem na PSP.» in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1148437.html
---------------------------------------------------------------------------------------------
As alterações climáticas transformaram-nos num País Tropical, os Políticos são iguais aos de África... chama-se Africanização do Ambiente Político e Natural! 

Tempestade em Lisboa


«Viaturas danificadas e bloqueadas com gelo é "cenário de guerra" descrito por moradores da Damaia
29 de Abril de 2011, 22:12
A chuva de granizo que atingiu a região de Lisboa esta tarde deixou a zona da Damaia, Amadora, com um manto branco, com ruas repletas de gelo com cerca de cinco centímetros e várias viaturas bloqueadas e danificadas.
Os acessos à estação da Damaia estavam cortados às 19:30, por as estradas estarem cobertas de gelo, com uma altura de cerca de cinco centímetros, tendo sido necessário rebocar várias viaturas da zona.
No local pela mesma hora encontrava-se uma escavadora a retirar a água, o gelo e as terras que foram arrastadas pela força da chuva para a estrada.
Segundo Arlinda Delgado, moradora da zona, por volta das 15:30 caiu sobre a Damaia uma forte trovoada seguida de queda de granizo que arrastou diversas viaturas estacionadas.
"Ficaram vários carros parados no túnel [passa por baixo da estação] e outros foram arrastados pela água. Isto parece um filme de guerra, com as ruas todas destruídas", disse.
Outro dos moradores da Damaia disse à Lusa: "parece que estamos na serra da Estrela".
No local encontram-se vários moradores e proprietários de viaturas danificadas, com alguns deles a remover o gelo e a água de dentro dos carros, tendo uma delas dito à agência Lusa que o seu veículo “ficou completamente destruído”.
“Está cheio de água e de gelo. Não o consigo por a funcionar. Espero que não vá para a sucata”, disse.
Segundo Filipe Santos, morador, várias viaturas “ficaram tapadas até meio pelo gelo”.
“Nunca se viu uma coisa destas na Damaia. É normal cair água aqui porque é uma zona baixa, mas gelo nunca tinha visto assim. Parece um cenário de guerra”, disse.
Vários estabelecimentos comerciais do local ficaram alagados. Segundo o comandante operacional municipal da Proteção Civil da Amadora, Mário Fernandes, os funcionários da dependência do Millennium BCP tiveram que ser retirados de dentro do estabelecimento, uma vez que se encontrava completamente alagado.
No local continua a trabalhar uma retroescavadora e, segundo adiantou o responsável, estão pela frente “várias horas de trabalho” para que as estradas do local voltem a ficar transitáveis.
Até ao momento há o registo de apenas um ferido, com os danos a serem sobretudo materiais.»
@Lusa» in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1148467.html
Galeria de fotos: