Wednesday, April 27, 2011

Comer Fruta Numa Alimentação Crudívora Vs. Comer Fruta Numa Dieta Em Que Se Comem Também Alimentos Refinados E Processados


Toda a gente já está farta de saber a importância que a fruta tem na nossa alimentação. Com o tempo isto tornou-se numa espécie de verdade absoluta que já ninguém questiona. De facto, a fruta é fonte de hidratação, vitaminas, minerais e anti-oxidantes que atrasam o processo de envelhecimento, prevenindo também o aparecimento de doenças. No entanto, a realidade é esta: uma coisa é comer apenas fruta, vegetais, sementes e algas marinhas, e outra (bem diferente!) é o caso de alguém que além da fruta come também pão, massas, arroz, pizzas, batatas, bolachas, carnes, queijos,bolos, etc....e como sobremesa ainda come fruta. Enquanto no primeiro caso a pessoa pode comer fruta aos quilos sem nunca engordar, no segundo caso é preciso que haja algum controlo das quantidades ingeridas, pois caso contrário chega-se à situações absolutamente absurdas em que muito boa gente começa a afirmar que as bananas e as laranjas engordam e provocam problemas gastro-intestinais; que a fruta não se deve comer com o estômago vazio porque "pode irritar", entre muitos outros disparates.
Na verdade não é a fruta que vos faz engordar e que vos deixa inchados - é o que comeram antes disso.
Daí que comer fruta numa alimentação dita "normal" não é a mesma coisa que comer fruta numa alimentação crudívora, e os resultados obtidos também não são os mesmos. 
Então o que deve fazer uma pessoa que quer manter a sua alimentação, mas ao mesmo tempo deseja aumentar a ingestão de fruta, sem engordar?
O  primeiro passo é substituir todas as sobremesas e lanches refinados e processados (como bolachas, bolos, tartes, chocolates, gelados, etc.) por fruta, e manter o resto da alimentação como estava, se assim o desejam.

O segundo passo que toda a gente esquece, (tamanha é a centração na fruta!), é comer vegetais. Isto, porque a questão da fruta é um pouco como a questão das proteínas. As pessoas ouviram aqui e ali que são coisas importantes - nem sabem bem porquê ou em que quantidades, mas andam aí todos preocupados só porque toda a gente fala nisso. Ora se a fruta é fundamental (e de facto é), os verdes são ainda mais importantes pois são precisamente eles que garantem o equilíbrio físico e mental que todos procuramos. Quando temos níveis elevados de açúcar no sangue, geralmente experienciamos picos de energia seguidos de uma diminuição da mesma, que nem sempre é muito gradual. Tudo isto pode ser evitado se forem consumidos verdes em quantidades suficientes para conseguir equilibrar as coisas. Mas por acaso alguém se questiona "mas será que já comi saladas suficientes por hoje?". Não. Na melhor das hipóteses as pessoas preocupam-se com a fruta, quando na realidade deviam preocupar-se muito mais com os verdes, pois uma pessoa nunca pode comer saladas ou ervas medicinais em excesso.

O terceiro passo, se querem manter a vossa alimentação mas ao mesmo tempo desejam comer fruta (e não engordar!), é não comer fruta à noite. Esta regra não se aplica aos crudivoristas, que podem comer  quando bem entenderem. Aplica-se às restantes pessoas que comem de tudo, mas não querem engordar. Se vão comer as belas das batatas ao jantar (fritas ou assadas - é indiferente), não comam fruta a seguir! Eu pessoalmente cortava nas batatas em vez de cortar na fruta, mas tenho noção que a maior parte das pessoas não estão interessadas em alterar a sua alimentação. Neste caso, deixem a fruta para os lanches entre refeições em que comem apenas fruta, ou se insistem assim tanto, comam primeiro a fruta e só depois a refeição. 

Estas ideias simples não garantem uma saúde
 plena, nem a manutenção do vosso peso ideal,
 pois existem objectivos que só são alcançados
 e mantidos com uma mudança de alimentação 
mais radical. No entanto, são pequenas dicas
 das quais certamente só irão beneficiar.
 Experimentem!