Friday, June 17, 2011

Ambiente e Ecologia - As florestas da Europa são vitais para as metas climáticas!



«As florestas da Europa são vitais para as metas climáticas



Um estudo conclui que as florestas europeias podem desempenhar um importante papel para ajudar a mitigar os impactos das alterações climáticas.
O estudo, que foi apresentado durante a Sexta Conferência Ministerial sobre a Protecção das Florestas na Europa, em Oslo na Noruega, afirma que têm melhorado as políticas do aumento da cobertura arbórea, mas os riscos de incêndio e de doenças também têm crescido. A Europa alberga 25% das florestas de todo o mundo, que absorvem cerca de 10% das emissões anuais europeias.
"Estamos a beneficiar agora das decisões sábias e corajosas que foram feitas no passado", disse Kit Prins, que participou na elaboração do relatório do projecto EUwood, "Estado das Florestas da Europa 2011”. Este relatório analisa as decisões que vão ser tomadas agora, e “esperamos que as pessoas no futuro olhem para trás sobre estas decisões de forma positiva. Acreditamos que este estudo fornece a melhor informação de sempre das florestas da Europa”, afirmou Prins.
Destacando alguns dos resultados deste relatório, a Europa foi uma das regiões do mundo mais ricas em recursos florestais, com um bilhão de hectares que cobria cerca de 45% da área mundial de terra. Cerca de 80% deste valor total estava localizado na Federação Russa. Globalmente, o sector florestal em todo o continente representava quatro milhões de empregos e 1% do PIB.
Embora a cobertura arbórea aumente todos os anos 800 mil hectares, Prins acrescentou que houve uma série de problemas que precisavam de ser abordados. A deposição de nitrogénio, como resultado da poluição ultrapassou os "níveis críticos em muitas áreas e está a colocar em risco solos florestais". Também apontou que as doenças e as pragas por insectos têm também aumentado, sugerindo que uma em cada cinco árvores foi afectada. Os incêndios florestais foram uma preocupação especial na Rússia e a Sul da Europa, “apesar de todos os esforços para resolver este problema, a área total afectada não tem diminuído.”
O príncipe herdeiro da Noruega, Haakon Magnus afirmou que as florestas fornecem quase um terço da população mundial com alimentos, combustível e medicamentos, para além de actuarem como uma "rede segura em situações de desastres naturais". "A boa governação e uma maior cooperação internacional são necessários para assegurar a gestão florestal sustentável", afirmou na conferência. “As florestas que são geridas de uma forma sustentável podem ser uma importante parte na solução global das alterações climáticas. O crescimento das florestas aumenta o sequestro do carbono, os produtos de madeira armazenam carbono ao longo do seu ciclo de vida, e as energias renováveis são abastecidas com a biomassa”.
O príncipe conclui descrevendo a Floresta Europeia, cujo secretariado tem base na Noruega, como uma "importante iniciativa", porque foi demonstrado o que poderia ser alcançado através da colaboração internacional.

Fonte: http://www.bbc.co.uk» in 
http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=37825&bl=1