Thursday, June 9, 2011

Em Resposta: Sobre A Limpeza Do Cólon

Achei a pergunta interessante, até porque nos últimos anos várias indústrias têm transformado a limpeza do cólon numa nova moda. É assim que surgem toda uma série de comprimidos, pós, suplementos, ervas medicinais e por aí adiante, que supostamente ajudam a limpar e a desintoxicar o cólon, e junto com este todos os restantes órgãos e sistemas, pois tudo no nosso corpo está relacionado. Dito isto, torna-se mais do que óbvio que a ideia por trás desta limpeza é excelente, já que permite melhorar as funções digestivas e intestinais, e com isso melhorar automaticamente o funcionamento do fígado e dos rins, além de limpar também o sangue. Visto por este prisma, é só vantagens. O único senão surge na hora de escolher o método de limpeza do cólon. E porquê? Em primeiro lugar, as pessoas precisam de perceber que sem efectuar alterações importantes ao nível da alimentação e estilo de vida vai adiantar-vos pouco, por não dizer mesmo nada, tomar uns comprimidos aqui e ali para limpar superficialmente e depois voltar ao normal. Em segundo lugar, convém saber que grande parte dos produtos que existem para esse fim não passam de laxantes, cuja função é estimular os intestinos, produzindo uma espécie de contracções falsas que imitam os nossos movimentos peristálticos naturais. O problema destes estimulantes externos é que a longo prazo passam a controlar os movimentos naturais, até que chega sempre um belo dia em que a pessoa se torna viciada e dependente deles. É este o grande problema dos laxantes e restantes produtos naturais usados para a limpeza do cólon - eles limpam, sim, no entanto em vez de melhorar o funcionamento do  sistema digestivo, podem ter precisamente o efeito oposto.
Então qual é a alternativa melhor?
É sempre melhor que alterem os vossos hábitos alimentares, de modo a corrigir os problemas do sistema digestivo de forma natural, porque tomar comprimidos nunca foi, nem nunca será, algo natural. Dito isto, eis que existem três formas naturais, que vos podem ajudar neste campo: 1) Aumentem a ingestão de fibras  - são elas que vão ajudar na eliminação de toxinas e no processo de limpeza  no geral. Fruta e vegetais são a opção perfeita neste caso. 2) Bebam mais água - é ela que vai movimentar as fibras, e junto com elas limpar o sistema digestivo. 3) Contudo, as primeiras duas dicas apesar de excelentes são limitadas, pois não vos permitem limpar a parede do cólon atravessando-a, e eliminando assim possíveis funcionamentos desregulados ao nível celular nessa zona. A única maneira de fazer isso é através de uma desintoxicação, uma vez que a mesma não se limita à simples limpeza superficial, mas actua também ao nível da regeneração celular.
Resumindo, e para responder à pergunta, não acho que as limpezas do cólon feitas com comprimidos e outros produtos que não passam de laxantes seja benéfica. Água, fibras e desintoxicação mais prolongada parece-me uma opção bem mais saudável. Se no entanto estão a pensar tomar produtos criados especificamente para este tipo de limpeza, certifiquem-se mesmo que não se trata de laxantes.