Monday, June 20, 2011

Introspecção


Já tenho recebido algumas dicas ou censuras leves sobre a minha actividade bloguística, sobretudo no que se refere à minha abertura, expressão de emoções ou opiniões mais sinceras sobre temas mais intimistas.
Há pessoas que consideram os blogues meros exercícios narcisistas ou voyeuristas, necessidade íntima de feedback emocional ou carinhos online. Não nego que talvez haja uma percentagem de tudo isto na motivação que me levou a abrir o blogue, mas falta aqui o factor principal.
Gosto do que faço, acho útil para quem me lê, não prejudico ninguém directamente e sobretudo, divulgo os meus hobbies principais: a pintura, a fotografia e a música.
Será que poderia divulgá-los no Facebook ou no Twitter? Talvez, mas não era a mesma coisa :)).
A minha Mãe escrevia bastante e por vezes lia-me algumas das suas croniquetas sobre viagens, episódios a que assistira, recordações, etc. Quando faleceu, nada disso sobreviveu, não sei o que aconteceu aos seus cadernos e memórias.
O meu Avô tinha diários que a minha Avó guardou quando ele faleceu em 1963, passaram depois para a minha Mãe, mas neste momento também não sei onde páram e tenho pena, pois teria um enorme prazer em ler a sua escrita, sempre deliciosa. Felizmente também deixou livros, ainda que históricos e não tão íntimos.
O meu irmão escreve muito, já teve dois blogues, publica livros quase todos os anos. Já recebeu críticas excelentes e outras menos boas, mas isso não o pára e ainda bem.

Já pensei em fechar este espaço para não ferir susceptibilidades familiares ou correr riscos, mas gosto do desafio e não me faz qualquer efeito depressivo saber que causo alguma fricção em pessoas da família ou anónimas. Procuro não criar atritos, mas para já , continuarei a ser sincera e a exprimir o que me vai na alma, sem receio de que na terrível net haja inimigos encapotados ou alguém que me dê importância demasiada.

Gostaria de deixar este legado aos meus netos, não vou imprimir nada disto, mas tudo ficará no ciberespaço quando eu desistir de escrever.Esse dia virá certamente... quando é que não sei.


Para animar estas cogitações, coloquei aqui algumas fotografias que tirei ontem no Botânico, local que faz parte das minhas vivências mais felizes nesta cidade.