Thursday, June 23, 2011

Midsummer Night's Dream



Sonho de uma noite de verão....peça de Shakespeare e música de Mendelsohn que associamos ao solestício de verão, e também à noite mais quente do ano como a do S. João no Porto.
Nem sempre está quente, hoje estava fresquinha, mas foi um dos S. Joões mais bonitos a que assisti.
Nesta zona do Campo Alegre, há uma área só de vivendas, onde vivem famílias de classe alta. Muitas delas são já da minha geração ou mesmo da dos meus Pais. Pessoas com posses, cujos filhos vão para colégios desta zona, o Colégio Alemão, o Luso-Francês, o do Rosário ou Sra de Lurdes, todos eles bem posicionados no ranking de escolas do Porto. Gente que normalmente pensamos serem snobs e arrogantes. Os meus filhos andaram no Colégio Alemão de modo que conheci muitas famílias destas em eventos vários durante anos, embora não vivesse aqui.
Hoje tive uma agradável surpresa. Os meus filhos sugeriram que fosse com eles a uma festa do bairro e eu disse que sim, sem saber bem para o que ia. Não me apetecia nada estar em casa sozinha esta noite, os meus netos também iam, devia ser divertido. E foi mesmo, as pessoas das várias casas, abriram as suas portas para a rua - uma rua pedonal onde se pode estar à vontade - e colocaram umas vinte mesas e muitas cadeiras com toalhas coloridas, balões, churrasco, aperitivos, bebidas etc. Um encanto para quem nunca viveu o verdadeiro espírito sanjoanino por diversas razões. Senti-me bem no meio de pessoas da minha idade, outras mais novas , uma colega que não via há muito e as suas filhas, uma jovem que foi minha aluna e que sorriu e recordou as minhas aulas, uns amigos do meu filho, a minha nora sempre bonita, dedicada e simples, os meus netos nas suas sete quintas, o pequenino entusiasmado com os balões e a festa. ..
Lançaram-se vários balões para gáudio da pequenada....comeu-se muito bem, bebeu-se ainda melhor :) e
conversou-se...numa festa onde metade das pessoas não se conheciam. É este o milagre do S. João no Porto, a festa mais bonita e a mais popular do ano.