Sunday, June 19, 2011

Perfil: Macedo, do Parlamento para a Administração Interna

Economico


Ex-secretário de Estado da Juventude de Cavaco Silva vai dirigir as polícias.
Miguel Macedo troca a liderança da bancada parlamentar do PSD pelo cargo de ministro da Administração Interna, em substituição de Rui Pereira. Nascido há 53 anos em Braga, Macedo licenciou-se em Direito e exerceu a profissão de advogado que juntou à função de deputado na mais recente X Legislatura. Miguel Bento Martins da Costa de Macedo e Silva foi secretário de Estado da Juventude de Cavaco Silva, mas exerceu também o cargo de vereador da Câmara Municipal de Braga entre 1993 e 97.
Desempenhou ainda as funções de secretário de Estado da Justiça nos XV e XVI Governos e de deputado nas V, VI e VIII legislaturas, além de membro da Assembleia Municipal de Braga. No âmbito editorial Miguel Macedo publicou o "Manuel do Jovem Autarca", em co-autoria com António Rodrigues (Edição da EPSD). Pertenceu ainda às comissões parlamentares de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, como suplente.
Miguel Macedo sucedeu em Abril de 2010 na liderança da bancada social-democrata a José Pedro Aguiar Branco, de quem foi secretário de Estado quando este foi ministro da Justiça no Governo de Santana Lopes. Nas últimas directas Miguel Macedo apoiou Passos Coelho mas tem um perfil bastante consensual dentro do partido.