Friday, September 3, 2010

Reflexo da educação

Ainda estou perplexa...

Uma criança num shopping na zona das refeições (a poucos metros de mim) a fazer uma birra descomunal entre berros, esperneios, baba, ranho e diabo à quatro parecia que ia ter uma convulsão de tão vermelho e histérico  que se encontrava...
O que me impressionou não foi o ataque de birra que a criança estava a ter, pois isso é puramente reflexo da educação que tem. E por norma as crianças só esticam a corda até onde os adultos deixam, ponto! Mas sim, os nomes feios que chamou à mãe entre soluços e berros estridentes que furavam um tímpano a quem estivesse por perto. E mais ainda a atitude da dita mãezinha que estava mais preocupada com as aparências e com isso olhava para todos os lados e mais alguns a ver se estavam a ser vistos e ouvidos (como se fosse impossível em pleno shopping ninguém se dar conta de tamanho espectáculo deprimente) e só esboçava um sorriso forçado e as únicas palavras que se ouvia sair daquela boca era: "Maria, vá o menino não se comporte assim! Não está a ver que todos estão a olhar para si!"
O miúdo por sua vez ripostava com mais berros e palavrões...
Só pensei que não estava a ouvir aquela senhora como não a estava a ver a ter aquela atitude. Pois estava mais preocupada com o que os outros iriam pensar do que com o comportamento do filho! Bolas, de facto nós somos o reflexo da educação que nos dão, sem sombra de dúvidas!
Só sei que fiz a minha refeição (uns bons 10/15 minutos) fui-me embora e lá ficaram eles naquela palhaçada deprimente...